71ª Conferência Distrital Distrito 1960 - Apresentação da Governadora do Distrito 1960 para o Ano Rotário 2019-20 - Companheira Mara Duarte

Cumprindo a tradição rotária, a Governadora Indicada Mara Duarte fez a sua apresentação na 71ª Conferência Distrital do Distrito 1960 de Rotary International, começando por uma apresentação pessoal, em que recordou memórias da sua infância e falou do seu percurso académico e profissional.

Nascida em 1983, viveu no Montijo até aos 12 anos, quando foi para Algés, onde vive até aos dias de hoje e construiu “laços de amizade, companheirismo e vivência”. Depois de concluir o Ensino Secundário em Miraflores, estudou na Faculdade de Direito de Lisboa entre 2002 e 2007, onde se licenciou em Direito, com especialização em Jurídico económicas. Actualmente é Directora-Geral de uma sociedade de advogados e Quadro Superior da SIBS, tendo a seu cargo a coordenação de uma equipa de pré contencioso.

Desafiada por uma professora de História, o seu primeiro contacto com o Rotary foi em 2001, num jantar de Natal do Rotary Club de Algés e do Rotary Club de Carnaxide, e nesse mesmo ano entrou para a que considerou ser “a organização mais decisiva na minha formação enquanto pessoa, o Rotaract, onde estive até 2007 e que fez de mim a rotária apaixonada que sou hoje”.

A Governador Indicada Mara Duarte, Past-Representante Distrital de Rotaract, considerou, à semelhança do Governador Abílio Lopes e da Companheira Diana Nicolau, que o Rotary e o Rotaract não têm fronteiras, devendo ser partilhados e vividos de forma intensa e única, e que isso deve ser por todos entendido.

Relativamente ao seu processo de eleição como Governadora, afirmou que, quando ao fim de dez anos se tem “a ousadia de apresentar uma candidatura, é porque sentimos que demos e trabalhámos lado a lado com os nossos Governadores, que conhecemos os clubes, falámos com as pessoas e que isso nos dá legitimidade de sonhar, de poder ser mais próximo e trabalhar ainda mais para o Distrito 1960”.

A Governadora Indicada Mara Duarte deixou o seu agradecimento especial aos 41 clubes que validaram a sua candidatura e também ao seu clube, o Rotary Club de Algés, sublinhando que a vida em Rotary é uma paixão partilhada na ética e nos valores e que a Governadoria é um “exercício de compromisso entre todos e com todos”.

Chamando ao palco o Governador Abílio Lopes, o Governador Eleito Afonso Malho e a Governadora Indicada Ilda Braz, a Governadora Indicada Mara Duarte deixou uma mensagem: “o Distrito 1960 tem até 2020 um compromisso de continuidade destes quatro Governadores que aqui estão para vos servir. Seremos aquilo que os companheiros querem que o Distrito 1960 seja, seremos o que os companheiros aceitarem que podemos trabalhar com eles, por um Rotary maior e melhor e que nos orgulhe de sermos quem somos”, finalizou.