Europa Polónia

Cidade antiga de Zamość

História
. A cidade de Zamość foi a criação pessoal do hetman (chefe do exército) Jan Zamysky, nas suas próprias terras. Localizada na rota comercial, ligando a Europa Ocidental e do Norte com o mar Negro, a cidade foi concebida desde o início, como um centro económico baseado no comércio.

. Morando, organizou o espaço dentro do recinto em duas secções distintas: a oeste da residência nobre e a leste da cidade apropriada, dispostas em torno de três quadrados. Para preenchê-lo, Zamysky trouxe mercadores de diversas nacionalidades e exibiu grande tolerância religiosa para incentivar as pessoas a irem lá: estavam incluídos na aldeia (eslavos da Igreja Ortodoxa), turcos, arménios, judeus e outros. Além disso, ele dotou a cidade com sua própria Academia (1595),inspirada nas cidades italianas.

. Zamość é conhecida como uma cidade do Renascimento. No entanto, por um lado, Morando, deve ter tido formação maneirista e por outro lado, em todos os países da Europa Central (Polónia, Boémia, Eslováquia, Hungria, certas regiões alemãs e, em parte, Áustria adequada),  a arquitetura renascentista italiana, tinha sido bem assimilada e adaptada às tradições locais desde o século XV. Por conseguinte, Zamość foi planeada como uma cidade em que o gosto maneirista se misturava com certas tradições urbanas europeus centrais, tais como as galerias arcadas que cercam as praças e criou também uma passagem abrigada na frente das lojas.

. No entanto, a cidade desenhada por Morando, que morreu no início do século XVII, na maior parte, foi construída durante o período barroco. Idealmente localizado para o comércio, foi também exposta ao ataque militar. Tornou-se um ponto estratégico militar e, depois do antigo recinto ser reforçado, novas fortificações do tipo Vauban foram adicionadas no século XVII.

. A cidade de Modem cresceu na maior parte, fora das fortificações, o que dá à cidade velha um grande grau de coerência no seu plano e arquitetura. Tendo escapado à vasta destruição sofrida por muitas outras cidades da Polónia durante a Segunda Guerra Mundial, Zamość é um exemplo notável da arquitetura polonesa e urbanismo dos séculos XVI e XVII.

. Zamość é um exemplo notável de uma cidade planeada renascentista do século XVI, que mantém a sua forma original com fortificações e um grande número de edifícios de interesse particular, misturando tradições arquitetónicas europeias, italianas e centrais.

. A cidade foi a criação pessoal de Hetman Jan Zamysky, em suas próprias terras. Localizada na rota comercial ligando a Europa Ocidental e do Norte com o mar Negro, a cidade foi concebida desde o início como um centro económico baseado no comércio.

. Zamysky, que foi educado na Universidade de Pádua, modelou sua cidade sobre as cidades comerciais italianas. Ele convidou um arquiteto italiano, Bernardo Morando, um nativo de Pádua, que já havia trabalhado em Varsóvia, em torno de duas funções para a concepção da cidade. Ele estava em construção há nove anos, de 1582 até 1591.

. No entanto, a cidade projetada por Morando, que morreu no início do século XVII, foi construída principalmente durante o período barroco. Idealmente localizado para o comércio, foi também exposto ao ataque militar. Tornou-se um ponto estratégico militar e, depois do antigo recinto foi reforçado, novas fortificações do tipo Vauban foram adicionadas no século XVII. A cidade moderna cresceu na maior parte fora das fortificações, que dá a cidade velha um grande grau de coerência no seu plano e arquitetura. Tendo escapado a vasta destruição sofrida por muitas outras cidades polonesas durante a Segunda Guerra Mundial, Zamość é um exemplo notável da arquitetura polonesa e urbanismo dos séculos XVI e XVII.

 

(c) images Maka