Europa Itália

Villa Adriana (Tivoli)

Villa Adriana é uma obra-prima que reúne exclusivamente as expressões mais altas das culturas materiais do mundo Mediterrâneo antigo. Estude seus monumentos desempenhados um papel crucial na redescoberta dos elementos da arquitectura clássica pelos arquitectos da Renascença e do barroco. Ele também foi profundamente influenciado muitos designers e arquitetos do século XIX e XX.

A villa abrange mais de 120 & ha nas encostas das colinas Tiburtine. Foi originalmente ocupada por uma vila republicana, a propriedade da esposa de Adriano, Vibia Sabina. A residência imperial foi construída sobre ele e era um símbolo de um poder que foi gradualmente se tornando absoluto e que se distanciou da capital. Após a morte de Adriano, seus sucessores preferiram Roma como residência permanente, mas a vila continuou a ser ampliado e embelezada ainda mais. Constantino é acusado de ter removido algumas das suas peças mais finas para sua nova capital, Byzantium. A villa foi saqueada e pilhada pelos invasores bárbaros vezes sucessivas e caíu em negligência, sendo usada como uma pedreira, por construtores e queimadores de CAL. O interesse em ruínas se reacendeu no século XV pelo Papa Pio II (Enéias Sílvio). Escavações para recuperar suas glórias foram ordenadas por Alexandre VI no início do século XVI. Quando o Cardeal Ippolito II d’Este começou a construir sua vizinha Villa d’Este, continuou as escavações, supervisionado pelo seu arquitecto, Pirro Ligorio, obtendo obras de arte para enfeitá-lo.

Muitas estruturas são organizadas sem qualquer plano global dentro desta área. Classificam-se em quatro grupos específicos. O primeiro grupo inclui o teatro grego e o Templo de Afrodite Cnidi. O teatro, que está em bom estado de conservação, embora apenas fragmentária, é de concepção convencional. Sua cavea é cortado em encosta com alguns 36  m de diâmetro. O pequeno templo circular situa-se em um grande exedra semi-circular.

O segundo grupo, incluindo o teatro marítimo, Tribunal de Justiça de bibliotecas, latim e grego bibliotecas, Palácio Imperial e Golden Square, é o núcleo do complexo, alinhado com o Vale de Tempe. Vários elementos são agrupados rodada quatro peristyles. A marítima (ou Naval) o teatro é uma estrutura circular com 43 m de diâmetro; o peristilo mármore Ionic inclui um fosso circular que cercam a ilha central com uma villa em miniatura. O Tribunal de Justiça das bibliotecas, a parte mais antiga do conjunto, é um pórtico com colunatas com um ninfeu no seu lado norte. As duas bibliotecas são atingidas por passagens em ambos os lados do ninfeu. O palácio é composto por um complexo de salas em torno de um pátio. O Golden Square é um dos mais impressionantes edifícios do complexo: o vasto peristilo é rodeado por um pórtico com colunas alternativos em mármore cipollino e granito egípcio.
O terceiro grupo compreende o Pecile, estádio e seus edifícios associados, pequenas e grandes Thermae, Canopus, Serapeum e Cento Camerelle. O Pecile ou Poikile é uma reprodução de uma estrutura imponente em Atenas famosa por suas pinturas e suas associações com os filósofos estóicos, que consiste em um compartimento retangular grande. Parte das suas paredes maciças sobrevivem; eles tinham colunatas em ambos os lados. No centro era uma piscina retangular delimitada por um espaço livre, talvez usado como uma pista de corrida. Os dois conjuntos de banhos são convencionais no formulário. O menor é considerado como tendo sido utilizadas exclusivamente por mulheres. A Canopus é um canal alongado, imitando o famoso santuário de Serapis perto de Alexandria. A exedra semi-circular do Serapeum está localizada no extremo sul.

O quarto grupo inclui a Lily Pond, Roccabruna torre e Academia. A torre é um complexo de edifícios, cujo objectivo não é claramente estabelecido. Além dessas estruturas, é um complexo de elementos subterrâneos, incluindo galerias subterrâneas, usadas para armazenamento e comunicações internas. Um número de antigas estruturas é sobreposto por uma série de fazendas e outros edifícios, principalmente a partir do século XVIII. Eles foram construídos diretamente sobre as bases anteriores e é difícil dissociá-los de antigas estruturas.