América do Sul Peru

Centro Histórico de Lima

. O Centro Histórico de Lima testemunha a arquitetura e desenvolvimento urbano de uma cidade colonial espanhola de grande importância política, económica e cultural na América Latina. San Francisco de Lima é um exemplo notável do Convento nos períodos coloniais na América Latina, juntamente com Santa Catalina de Arequipa, que  é um dos mais completos.

. Lima foi fundada em Janeiro de 1535. A cidade desempenhou um papel de liderança na história do novo mundo de 1542, quando Carlos V, estabeleceu o Vice-Reino do Peru, do século XVIII, quando a criação de Viceroyalties de Nova Granada (1718) e particularmente de La Plata gradualmente pôs cobro à omnipotência da antiga colónia espanhola na América do Sul.

. A mudança demográfica, da cidade colonial aos dias de hoje, explica as modificações graves para a paisagem urbana. Rastreamento escasso do centro histórico de Lima pode ser visto na área metropolitana de presente, com exceção de alguns conjuntos notáveis – especialmente o monumental complexo do Convento de São Francisco (fundado pelo Imperador Carlos V e Francisco Pizarro), a Plaza de la Vera Cruz com Santo Domingo e a Plaza de Armas (com a Catedral, a capela do Sagrario, Palácio do Arcebispo).

. O porto fortificado de Callao, defendeu a cidade de um ataque por mar, enquanto um recinto fortificado foi construído no final do século XVII para proteger Lima de potenciais invasores, atacando territórios interiores. A Universidade de San Marcos foi estabelecida na capital peruana em 1551 e a primeira loja abriu em 1584. A vida cultural da cidade foi fortemente influenciada por muitas ordens religiosas (mosteiros de São Francisco, Santo Domingo, San Agosto, Itajaí e outros) fundados dentro dele. No século XVII, Lima floresceu como um centro cultural e económico.

. Os monumentos históricos (religiosos ou edifícios públicos, tais como o Palácio de Torre Tagle) que se encontram dentro do perímetro do local de património mundial, datam dos séculos XVII e XVIII e são exemplos típicos do barroco Hispano-Americana. A arquitetura dos outros edifícios, é frequentemente representante do mesmo período. Assim, apesar da adição de determinadas construções do século XIX (como Courret de Casa em estilo Art Nouveau) para o tecido urbano antigo, o núcleo histórico da cidade lembra Lima no Reino espanhol do Peru.

. Embora o desenvolvimento urbano no século XX – a construção da Avenida Abancay em 1940 – tem afastamentos reduzidos a este domínio imenso, San Francisco apresenta ainda, um conjunto de edifícios do convento que é notável para sua área de superfície, sua coerência, a beleza da arquitetura e a riqueza da decoração interior. Dentro do complexo monumental são três igrejas – San Francisco, La Soledad e El Milagro – que se conectam com um número de áreas comuns, dispostas em torno de cinco claustros. A maioria dos edifícios data do século XVII, porque o terremoto de 1655, destruiu os edifícios originais, alguns dos quais, como a Igreja do milagre (El Milagro), tinha sido construída antes de 1553. A reconstrução realizada em 1657 deve muito ao arquiteto português Constantino de Vasconcelos, sucedido em 1668 por seu discípulo Manuel de Escobar, natural de Lima, que protegeu as estruturas barrocas contra terremotos, usando técnicas indígenas: vigas e hastes de madeira, abóbadas e cúpulas de terra em treliças de reed.

 

(c) images Manuel González Olaechea y Franco