Rotary Club de Oeiras dinamizou mais uma sessão do ciclo "Palestras com café"

 

O Rotary Club de Oeiras organizou no dia 28 de Novembro, pelas 21h00 no AERLIS, uma palestra intitulada “Medicina Rural ao Serviço Nacional de Saúde”, cujo orador convidado foi o  Dr. Álvaro de Carvalho, inserida no seu ciclo de “Palestras com Café”.

O Dr. Álvaro de Carvalho, internista aposentado e ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), de que foi Presidente de honra e alvo de homenagem nos “Encontros de Medicina Interna 2015”, reunião promovida pelo Serviço de Medicina Interna do HGO. 

O palestrante falou sobre “A evolução da Medicina em Portugal”, realçando a falta de humanismo que “leva a que os doentes sejam vistos por vários especialistas, que acabam por ter de olhar mais para o computador do que para a pessoa”. Salientou ainda que é assim necessário existir uma “relação equilibrada entre as novas tecnologias e o contacto pessoal com os doentes, que se sentem cada vez mais desamparados e desorientados”.

O especialista observou ainda que “há muitas pessoas sem médico assistente, que se sentem confusas e que chegam a tomar três medicamentos, de marcas distintas, com substâncias activas iguais”, o que constitui uma situação “delicada, que provoca efeitos iatrogénicos, principalmente nos mais idosos”. 

O Dr. Álvaro de Carvalho apontou ainda a importância da Medicina Interna e da Medicina Geral e Familiar, que “devem ser o principal apoio nos cuidados hospitalares e nos cuidados de saúde primários, respectivamente”. Muito aplaudido, suscitou inúmeras perguntas prendendo a assistência. No final, a propósito da evocação do Poeta António Gedeão pelo Prof. Rómulo de Carvalho), o Companheiro Dinis recitou uma poesia.

Foi uma excelente palestra e um interessante momento do ciclo de palestras com café, pelo que o Rotary Club de Oeiras deixa o seu agradecimento ao Dr. Joaquim Boiça, Presidente da Associação Cultural Espaço & Memória, pela excelente colaboração prestada.