Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Castelo Branco

No passado dia 06 de Setembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Castelo Branco, na qual fui recebido pelo seu Presidente, Companheiro Adriano Martins e por alguns membros do Conselho Director do clube, na sua sede, no Hotel Rainha D. Amélia.

A visita iniciou-se nas instalações da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP), com quem o Rotary Clube de Castelo Branco pretende fazer uma parceria no âmbito da segurança, onde fomos recebidos pelo Tenente-Coronel Pires Leonardo, que nos fez uma visita guiada a todas as instalações, para onde a PSP se mudou recentemente.

Após o almoço, no período da tarde apresentei cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Dr. Luís Manuel Correia, e ao Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Dr. Jorge Neves, com quem tive a oportunidade de trocar algumas impressões sobre o panorama social do Concelho e de que forma o Rotary tem trabalhado no apoio à sua comunidade.

De seguida, regressámos ao Hotel Rainha D. Amélia para a reunião com o Conselho Director e também com os clubes jovens de Castelo Branco, Rotaract e Interact, presididos pelos Companheiros João Meruje e Miguel Lopes Cunha, respectivamente.

Na reunião com o Conselho Director foi feita a apresentação do plano de actividades do clube para este ano rotário, que se centra essencialmente nos Serviços à Comunidade, nomeadamente através do apoio à Santa Casa da Misericórdia; da organização de uma caminhada solidária de apoio aos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, que será feita em conjunto com o Rotary Club da Covilhã (Distrito 1970), que é o seu clube padrinho, e também com o Rotary Club de Portalegre, que é o seu afilhado em Rotary; do apoio às instituições destinadas aos jovens da comunidade e ainda da entrega de duas bolsas de estudo para alunos que frequentam o Mestrado no Instituto Politécnico de Castelo Branco, um deles cuja tese versa sobre o desenvolvimento de Castelo Branco e da região.

Para além disso, o clube mostrou interesse em estar mais actualizado a nível da comunicação interna, nomeadamente no Inforotary e também em aumentar em mais dois sócios o quadro social, que conta com 29 companheiros, três dos quais admitidos durante a cerimónia da Transmissão de Tarefas do início deste ano rotário.

O jantar festivo contou com a presença de 50 convidados, companheiros dos Rotary Clubs do Bombarral, Covilhã, Entroncamento, Portalegre, e Tavira, do Governador Eleito Companheiro Afonso Malho (Rotary Club da Moita), dos Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Castelo Branco e do Comandante da Guarda Nacional Republicana de Castelo Branco.

Foi um jantar bastante agradável, que decorreu num ambiente rotário de salutar companheirismo e convivência, tendo terminado, após as intervenções protocolares, com uma troca de lembranças, em que ofereci ao Companheiro Adriano Martins uma placa com a inscrição do lema do Presidente de RI, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.

Tive ainda a oportunidade de oferecer aos clubes Rotaract e Interact um livro sobren a Polio da nossa companheira Demet Duarte.