Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Angra do Heroísmo - Cidade Património Mundial

No passado dia 26 de Julho, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Angra do Heroísmo – Cidade Património Mundial (CPM), na qual fui recebido pelo seu Presidente, Companheiro Luís Ruivo, pelo Secretário, Companheiro Péricles Ortins e pela Governadora Assistente dos clubes do Grupo 2, Companheira Governadora Indicada Ilda Braz.
A visita iniciou-se com a apresentação formal de cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Professor Alan de Menezes, a que se seguiu um interessante passeio pela cidade de Angra e um excelente almoço no Hotel Beira-Mar, com vista sobre a cidade. Após o almoço, tivemos a oportunidade de visitar um monumento rotário, cuja construção resultou de uma parceria entre a autarquia e o clube, e também o miradouro Pico das Cruzinhas, no Monte Brasil.
A reunião com o Conselho Director do clube realizou-se cerca das 18h00, e nela foram abordadas e explicadas as principais acções que o clube prevê levar a cabo durante este ano rotário, nomeadamente: atribuição de duas bolsas de estudo para ingresso no Ensino Superior; atribuição de dois prémios a alunos do Ensino Secundário – prémio de mérito académico e prémio atitudes e valores; realização mensal de palestras subordinadas à temática segurança nas suas várias vertentes, como, por exemplo, segurança na internet, protecção civil, entre outras e organização de uma conferência sobre o poder da plataforma marítima portuguesa, em termos de vigilância e de economia.
Para além disso, vão ser realizadas várias iniciativas com vista à angariação de fundos, tais como a cantata de Natal, com o grupo coral da Igreja; o Concerto Primavera, com a actuação da orquestra no Castelo de São João Baptista, actividade que vai já na quarta edição; a terceira edição da Rota dos Órgãos, que consiste na actuação de quatro organistas, cada um deles numa Igreja diferente, terminando sempre com uma palestra e um jantar de convívio, e ainda a colaboração com a Fundação Rotária Portuguesa na organização de uma das fases eliminatórias do Concurso de Canto Lírico.
Outro dos aspectos de extrema importância que foi debatido na reunião foi o Quadro Social do Rotary Club de Angra do Heroísmo CPM, que conta actualmente com 34 companheiros efectivos, tendo quatro deles sido emblemados já este ano rotário. A média de idades do clube melhorou com a entrada dos novos companheiros, e neste momento um dos grandes objectivos passa por melhorar a participação feminina, pois dos 34 sócios apenas quatro são senhoras.
O jantar festivo realizou-se no Hotel do Caracol, e nele estiveram presentes 23 convidados, entre os quais dois antigos companheiros do já extinto Rotary Club da Praia e um Companheiro do E-club portugal D1970.
Durante o jantar tive a oportunidade de ler a mensagem que escrevi no livro de honra do clube, no qual fui a primeira pessoa a escrever, facto que me deixou bastante honrado e orgulhoso.
Foi um jantar extremamente agradável, que decorreu num ambiente de salutar companheirismo e convivência e terminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Presidente Luís Ruivo uma placa com a inscrição do lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a serviço da Humanidade”.