Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Tavira

Nos dias 24 e 25 de Fevereiro, realizei a minha última Visita Oficial, ao meu clube, o Rotary Club de Tavira, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro José Anastácio.

O primeiro dia da visita começou com a apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal de Tavira, na pessoa do seu Presidente, Dr. Jorge Botelho, com quem troquei impressões acerca da colaboração e dos projectos comuns entre o clube e a autarquia, entre os quais um projecto de rastreios de visão e audição às crianças da escola do Concelho.

Tive a oportunidade de visitar as duas árvores da amizade de Tavira: a dos companheiros mais jovens, Rotaract e Interact, e a dos Companheiros do Rotary Club de Tavira, cada uma delas com a sua idade e o seu significado próprio.
Seguimos depois para a visita à delegação do Algarve da “Raríssimas”, onde fomos recebidos pela Dr.ª Susana Cerejo, que nos fez uma visita guiada pelas instalações, explicando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que é extraordinário, tendo em conta que esta delegação dispõe ainda de poucos recursos.

Após uma breve passagem pela Rua de Rotary Internacional, visitámos ainda duas Instituições: a ANAFA- Associação e Núcleo de Amigos Fotógrafos do Algarve, onde fomos recebidos pela Dr.ª Ana Gouveia, e “Fado com História”, onde fomos recebidos pelo Companheiro Virgílio Lança.

O primeiro dia da visita terminou com a reunião do Conselho Director do clube, que contou com a participação dos Companheiros dos clubes Interact e Rotaract, onde foi feito um balanço das principais actividades desenvolvidas no primeiro semestre deste ano rotário, entre as quais: Feira da Dieta Mediterrânica; Rastreio á diabetes e tensão arterial; Gala Anual (cujos fundos reverteram a favor da “Raríssimas” Delegação do Algarve); entrega de prémios escolares; patrocínio de uma bolsa de estudo a um estudante Universitário; jantar de Natal com angariação de fundos para a entrega de cabazes de higiene na Casa do Povo da Luz de Tavira; homenagem ao profissional do ano; apoio às instituições locais e a associações estrangeiras em Tavira, com vista à sua integração na comunidade.

Foram também apresentadas as actividades que ainda serão realizadas, até ao final deste ano rotário, e que incluem um encontro rotário de companheirismo e partilha, a 18 de Março; a organização do RYLA, a realizar entre os dias 6 e 12 de Abril, no Quartel de Tavira, e ainda o “Rotary Day”, no dia 20 de Maio, para angariação de fundos para o Projecto dos Cônjuges – “Mames e Mininus”, da Companheira Isabel Lopes, cônjuge do Governador Abílio Lopes.

No dia 25 de fevereiro, logo pela manhã, realizou-se no Benamor Golf, em Tavira, um Torneio de Golf Solidário, cuja receita angariada reverteu a favor da causa “End Polio Now”.

O jantar festivo realizou-se no Restaurante do Benamor Golf e nele estiveram presentes cerca de 90 pessoas, entre as quais companheiros em representação de 17 Rotary Clubs: Algés, Almada, Almancil International, Bombarral, E-Club Portugal D.1960, Faro, Lagoa International, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Loulé, Loures, Moita, Oeiras, Olhão e Tavira, Interact e Rotaract Clubs de Tavira, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Botelho e sua esposa Dra. Margarida Flores, convidados e amigos.

Foi uma noite extremamente agradável, marcada por momentos de salutar companheirismo e convivência, os ideais rotários por excelência, e que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro José Anastácio a placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que gentilmente retribuiu com a oferta de uma belíssima concha em prata.