Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Parede-Carcavelos

No passado dia 10 de Fevereiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Parede-Carcavelos, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Rui Helena.

A visita iniciou-se no Centro Comunitário da Paróquia de Parede, ao qual o clube presta o seu apoio no âmbito da transmissão de conhecimentos profissionais, através do programa Lean, que consiste na procura das soluções mais eficientes, que permitem incrementar valor nas organizações, através da identificação e redução do desperdício nos recursos que utilizam. Vai no entanto mais longe, pois envolve todas as pessoas que desenvolvem as actividades, promovendo iniciativas para tornar os processos mais eficientes.

A reunião com o Conselho Director realizou-se às 19h00, e nela foi abordado o plano de actividades do clube para este ano rotário, nas suas principais comissões: administrativa, quadro associativo, imagem pública, novas gerações e Fundação Rotária Portuguesa. Ao nível administrativo, destaque para o almoço de companheirismo realizado na época natalícia e também para a comemoração do 20º aniversário do clube, que será feita no mês de Abril, em simultâneo com a homenagem ao profissional do ano.

Em relação ao quadro social, que neste momento tem 19 companheiros, o Presidente explicou que o mais importante já foi feito, a elaboração de um plano formal de desenvolvimento, e que até ao final deste ano rotário será admitido um novo sócio.

A dinamização da página do Facebook, mais actualizada e com mais conteúdos, era também uma das principais metas ao nível da imagem pública, já tendo sido concretizada. O clube está também envolvido no Projecto dos Coros Infantis, um projecto conjunto dos clubes dos grupos 11 e 12 e do Rotary Club de Sintra; levou a cabo no passado dia 21 de Janeiro o Lean Day com as três instituições que estão a ser apoiadas – Colégio da Bafureira, Centro Comunitário da Paróquia de Parede e Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, estando previsto o alargamento deste apoio ao Centro da Sagrada Família, em conjunto com o Rotary Club de Algés.

No que diz respeito às novas gerações, será distinguido o aluno melhor companheiro, atribuído um prémio da Fundação Rotária Portuguesa (prémio fundador Augusto Soares) e será escolhido um jovem para participar no RYLA.

Por último, em relação à Fundação Rotária Portuguesa, o Rotary Club de Parede-Carcavelos pretende fazer contribuições regulares para a Rotary Foundation e atribuirá um Paul Harris Fellow ao profissional do ano.

O jantar festivo realizou-se no Hotel Praia-Mar e contou com a presença de 40 convidados, entre eles companheiros dos Rotary Clubs de Carnaxide, Cascais-Estoril, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Lisboa-Estrela, Lisboa-Parque das Nações, Moita, Oeiras e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970) e do Rotaract Club de Parede-Carcavelos, representado pelo Companheiro Rui Gil, a quem ofereci o Livro da Polio da autoria da nossa Companheira Demet Duarte, do Rotary Club de Lisboa-Olivais.

Foi uma noite pautada pelos ideais rotários de companheirismo e convivência, que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Rui Helena uma placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.