71ª Conferência Distrital Distrito 1960 - Comissão Distrital de Expansão e Desenvolvimento do Quadro Social - Companheiro Vítor Cordeiro

Para apresentar o balanço do trabalho desenvolvido pela Comissão Distrital de Expansão e Desenvolvimento do Quadro Social foi chamado ao palco para fazer a sua intervenção o Presidente da Comissão, Companheiro Vitor Cordeiro, do Rotary Club Parede-Carcavelos, acompanhado do Companheiro Luís Gomes, do Rotary Club das Caldas da Rainha.

Para este ano rotário, o Companheiro Vitor Cordeiro começou por sublinhar que os objectivos traçados foram o crescimento, o rejuvenescimento e a retenção, assumindo esta última um papel preponderante.

Um dos trabalhos mais importantes realizado pela Comissão foi a dinamização de Seminários conjuntos com a Comissão Distrital da Rotary Foundation, liderada pelo Companheiro PGD José Coelho, e nos quais os companheiros foram desafiados a pensar sobre o Quadro Social, mas também nas interacções entre companheiros, em questões relacionadas com a liderança e na forma de tornar os clubes mais atractivos, porque para crescer é necessário que a imagem do clube seja forte e crie impacto na sua comunidade.

Fazendo uma abordagem estatística, o Distrito 1960 tem 1325 companheiros, dos quais 75% são homens e 25% são mulheres (uma percentagem mais elevada do que a do movimento a nível global e também do que o Distrito 1970). A grande maioria dos clubes tem entre os 11 e os 25 companheiros, havendo seis clubes que se situam numa “faixa de preocupação”, afirmou o Companheiro Vitor Cordeiro, explicando que a apreensão se deve ao facto de estes clubes terem menos de dez companheiros, “muito embora por vezes a quantidade não faça a qualidade”.
Os reconhecimentos da Comissão Distrital de Expansão e Desenvolvimento do Quadro Social são atribuídos aos companheiros que trazem novos sócios para o movimento, sendo que foram atribuídos 144 reconhecimentos, com especial destaque para dois companheiros que já trouxeram para Rotary seis novos sócios.

O Companheiro Vitor Cordeiro concluiu a sua apresentação afirmando: “temos acompanhado o mais possível o esforço feito pelos clubes, temos respondido às solicitações, estimulando o crescimento e dando aconselhamento. Estamos disponíveis para continuar esse trabalho, de forma a criar um movimento mais forte, temos que dar ao Quadro Social a importância que ele tem, esta equipa está ao vosso serviço, disponham de nós!”.