71ª Conferência Distrital Distrito 1960 - Projeto dos Cônjuge do Ano Rotário 2016-17 - Companheira Maria Isabel Lopes

Após o coffee break e um momento musical protagonizado por Natascha Fernandes na voz e Ricardo Coelho no piano, momento extraordinário que foi proporcionado pelo Rotary Club de Olhão, os trabalhos foram retomados com a intervenção da Companheira Maria Isabel Lopes para apresentação do Projecto dos Cônjuges do Ano Rotário 2016-2017.

O Projecto, intitulado “Mames e Mininus”, foi apresentado aos clubes nas Visitas Oficiais do Governador e visa minimizar a mortalidade infantil no distrito de Lembá, na Ilha de S. Tomé e Príncipe. Para isso, e sendo o Rotary um movimento internacional com o objectivo de servir a humanidade, associou-se à Organização Não Governamental Estímulo para a assinatura de um protocolo que prevê a entrega de kits de parto com material asséptico e descartável necessário para garantir condições dignas de higiene e segurança às mães e às crianças.

A Companheira Maria Isabel Lopes agradeceu aos clubes pela intensidade com que abraçaram o projecto, apresentando a lista com os clubes Rotary, Rotaract e Interact que já deram participaram neste projecto através da realização de eventos para angariação de fundos para aquisição dos kits.

A Dr.ª Teresa Maia, Presidente da Estímulo, reforçou a ideia da Companheira Maria Isabel Lopes, de que este projecto iniciado em 2016 foca a nutrição e o combate à mortalidade infantil, estando os kits a ser entregues nas comunidades, às pessoas que fazem parte da rede de contactos da Organização. Simultaneamente está também a ser trabalhada a vertente da nutrição materno-infantil e da formação dos agentes técnicos de saúde.

A Dr.ª Teresa Maia sublinhou que estes bens valem ouro para onde estão a ser levados e que tem já inclusivamente um pedido para replicar o projeto na Guiné. Para finalizar, anunciou que em Junho, quando terminará o período de vigência do protocolo assinado, irá a S. Tomé com a Companheira Maria Isabel Lopes para visitar os locais e fazer o ponto de situação do encerramento desta primeira fase do projecto, que terá com toda a certeza mais fases, afirmou, agradecendo ao Rotary por todo o apoio e colaboração.