71ª Conferência Distrital Distrito 1960 - Comissão Distrital de Ex-Alumini - Companheiro PGD Miguel Real Mendes - Apresentação e votação do Relatório de Contas do Ano Rotário 2015-2016

O Companheiro PGD Miguel Real Mendes presidiu durante este ano rotário à Comissão Distrital de Ex-Alumni, cujo trabalho apresentou na Conferência Distrital, juntamente com os Companheiros Jorge Fernandes, do Rotary Club de Lisboa-Benfica, e Raúl Cordeiro, do Rotary Club de Algés.

Apresentando as principais acções desta Comissão, o Companheiro PGD Miguel Real Mendes explicou que foi elaborado um documento com os nomes e contactos dos vários candidatos que beneficiaram de programas de Rotary a nível de intercâmbios, campos e bolsas de estudo, documento que será entregue ao Governador Abílio Lopes e aos seus sucessores.

Foi também referida a organização de um Seminário de encontro de Ex-Alumni, que decorreu em Abril na Universidade Lusófona e que teve três momentos: a intervenção de três rotárias com profissões distintas, que explicaram em que sentido os valores rotários melhoraram a sua condição e o seu exercício profissional; uma palestra proferida pelo Companheiro PGD António Mendes, acerca dos valores e da história de Rotary e ainda, a mais significativa, em que ex-participantes de programas de Rotary transmitiram o que sentiram e de que forma esta experiência contribuiu para o seu desenvolvimento enquanto pessoas. O objectivo deste encontro foi sensibilizar os jovens para um dia serem companheiros, tendo o Companheiro PGD Miguel Real Mendes realçado: “a semente foi lançada e acredito que um dia irá dar frutos”.

Na qualidade de Past-Governador do Distrito, o Companheiro PGD Miguel Real Mendes apresentou também as contas relativas ao ano rotário 2015-2016, explicando que os proveitos se referem aos montantes de Rotary International, ao Fundo do Distrito e aos donativos de três entidades, que reverteram de forma integral para o pagamento de despesas da Conferência Distrital no Estoril. Em termos de custos, o mais significativo foi precisamente com a Conferência, tendo o Companheiro PGD Miguel Real Mendes sublinhado uma outra rubrica, o baixo custo com alojamento em hotéis por ocasião das Visitas Oficiais, justificado pelo facto de ter feito sempre questão de regressar a casa, mesmo quando as Visitas eram em sítios mais distantes, e também porque, das 19 vezes que esteve no Algarve, ficou em casa do Governador Abílio Lopes, a quem deixou o seu forte agradecimento. A conjugação de proveitos e custos representa um “prejuízo” final de cerca de 1400 euros, valor que será totalmente suportado pelo Companheiro PGD Miguel Real Mendes. Estas contas foram enviadas dentro prazo legais para Rotary International e para os clubes rotários em final de Outubro do ano passado, já foi emitida a declaração fiscal e obtido o parecer positivo da Comissão Distrital de Finanças.

Em jeito de conclusão, sublinhou: “os números apresentados reflectem em linguagem matemática a realidade do ano rotário, mas não reflectem os momentos únicos passados com os companheiros em visitas, seminários e na Conferência Distrital, que ficarão para sempre gravados na minha memória!”.