Homenagem ao Profissional do Ano do Rotary Club do Bombarral

O Rotary Club do Bombarral levou a efeito a homenagem relativa ao ano de 2016/2017 ao Profissional do ano, atribuído à Conferência Vicentina do Santíssimo Salvador do Mundo do Bombarral, e entregou também o Prémio de Carreira a Aníbal Graciano Pedro, num jantar festivo levado a efeito no Círculo de Cultura Musical Bombarralense, na noite do passado 4 de Fevereiro.

A cerimónia contou com cerca de uma centena de participantes, entre os quais, para além dos homenageados, figuraram o Governador do Distrito 1960, Abílio Lopes e o Companheiro Past Governador 2010/2011, Mário Rebelo, acompanhados das suas esposas, o Governador Eleito 2017/2018, Companheiro Afonso Malho, as Governadoras Indicadas para os mandatos de 2018/2019 e 2019/2020, respectivamente, Companheira Ilda Brás e Companheira Mara Duarte, representantes dos Rotary Clubs de Algés, Alcobaça, Benedita, Caldas da Rainha, Mafra, Moita, Ponta Delgada, Santarém, Tavira e Torres Vedras, tal como toda a estrutura e associados do Rotary Club do Bombarral.

Das entidades convidadas presentes, destacaram-se o Presidente e mais três elementos da edilidade bombarralense, um representante da União das Freguesias do Bombarral e Vale Covo, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral e dirigentes de significativas Instituições locais das áreas social e solidária.

O evento começou com a institucional cerimónia da saudação às bandeiras e, finda esta, deu-se início ao repasto, confeccionado pelo próprio "Círculo de Cultura". No final do jantar/convívio, ocorreram as apresentações dos homenageados, por eles agradecidas, as quais foram iniciadas pela Governadora Assistente, a Companheira. Mafalda Conceição e Silva, que realçou a vertente de “homem bom” do homenageado, tanto ou mais do que excelente empreendedor, autarca, dirigente e militante de associações desportivas, sociais e culturais e, ainda, como patrão.

Aníbal Pedro agradeceu as palavras e a homenagem, salientando, a começar pelo seu primeiro “mestre”, pelos sócios que, com ele, levantaram a bandeira das empresas que criaram, desenvolveram, hoje entregues à gestão de seus filhos e noras, como disse o homenageado, que se emocionou, confirmando o que antes dele fora dito, que se trata de um "homem de família".

Nuno Ferreira, conhecido “obreiro” da Conferência Vicentina, fez uma ligeira súmula deste movimento cristão internacional, desde a origem desta onda benfeitora, em Paris, nos meados do séc. XIX, mas que só chegou ao Bombarral no início da década de 40 do passado século, tendo depois evidenciado a extraordinária e velada prestação da “Conferência”, junto da comunidade carenciada do concelho do Bombarral, lembrando uma máxima vicentina, quando é hora de ajudar: “Abram os braços e fechem os olhos!”   Laura Rodrigues, presidente daquela entidade solidária, fez os agradecimentos em nome da Instituição.

Seguiu-se o Presidente da Câmara Municipal, que saudou, na oportunidade, todos os empresários presentes, além do Profissional de Carreira, e enalteceu o carácter humilde da superior prestação social dos “Vicentinos”, realçando o conceito de que “é mais aquilo que nos une do que o que nos separa.”

Interveio depois o Governador do Distrito 1960, Abílio Lopes, que saudou os homenageados e felicitou o Rotary Club do Bombarral por mais esta organização, envolvida e dirigida à comunidade, na prática correcta do espírito rotário.

A Companheira Ercília Guerra, presidente do clube, que entregara as lembranças, testemunhos das homenagens prestadas, encerrou com simpatia e graciosidade esta noite de reconhecimento a dedicações exemplares a actividades empresariais e solidárias do Município do Bombarral.

“Os Mal vestidos”, grupo coral de música de tradição, encerraram a noite, onde “Rotary” foi vivido, uma outra vez, com viva intensidade.