"Lean Day" no Rotary Club Parede-Carcavelos juntou mais de meia centena de pessoas

Na sequência da implementação da metodologia Lean em instituições da sua comunidade, o Rotary Club Parede-Carcavelos realizou um Lean Day, no passado dia 21 de Janeiro, que congregou 52 participantes.

O objectivo principal desta sessão foi a promoção da partilha de conhecimento e experiências entre os Programas Lean do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, do Centro Comunitário da Paróquia da Parede e do Colégio da Bafureira.

O facto de estes programas terem sido iniciados em períodos diferentes, com os seus ritmos próprios, actividades e condicionantes diversas, com várias formas de viver e implementar esta metodologia, permitiu atingir plenamente os objectivos.

A capacidade de inovação, bem demonstrada nos trabalhos apresentados, foi um elemento importante que enriqueceu este Lean Day. Foi até com alguma emoção que foram transmitidos os excelentes resultados alcançados, tendo em conta que dois dos parceiros iniciaram a implementação do Lean há relativamente pouco tempo.

Nas iniciativas apresentadas, podemos salientar as poupanças de recursos, incluindo Euros, mas sobretudo a alteração de comportamentos e de atitudes, o que permite afirmar que se está a operar uma transformação positiva nestas organizações, envolvendo e comprometendo um número crescente de pessoas na melhoria contínua. Por outro lado, verifica-se a adesão a esta metodologia por parte dos utentes e dos voluntários dos Centros Comunitários, assim como dos alunos do Colégio, o que é um sinal claro de consolidação dos Programas e uma garantia da sua sustentabilidade.

A sessão foi muito animada, contando com a participação activa dos coordenadores e dos líderes e membros das equipas Lean, mas também dos directores destas organizações que deram o seu próprio testemunho, declarando a sua satisfação com os resultados já alcançados e demonstrando o seu apoio aos respectivos Programas. Realizou-se uma “Feira de Iniciativas”, em que cada organização mostrou os méritos de uma das suas iniciativas, que foram submetidas a uma votação muito animada.

A última parte do Lean Day foi dedicado à formação, com a intervenção do autor do livro “Desenvolver pessoas Lean numa organização de serviços”, João Moura, “Lean Expert”, que focou os conceitos, as ferramentas e as formas de organização na perspectiva do Lean, que são aspectos importantes para a consolidação da metodologia.

Participaram companheiros de outros clubes rotários e líderes de instituições interessadas na metodologia Lean. A abertura foi realizada pelo Presidente do clube, Companheiro Rui Helena e o encerramento esteve a cargo do Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Frederico de Almeida, que tem apoiado esta iniciativa do clube e os Programas Lean, revelando a vontade de a autarquia em expandir esta metodologia para outros parceiros da comunidade.

Os Centros Comunitários das Paróquias de Carcavelos e da Parede e o Colégio da Bafureira estão de parabéns ao aceitarem este desafio de transformação, passando para um outro estágio de desenvolvimento.

O Rotary Club de Parede-Carcavelos está no bom caminho e demonstrou, através desta acção, os benefícios da passagem de competências pessoais e profissionais dos seus membros para os parceiros da comunidade numa lógica de "dar a cana e ensinar a pescar", contribuindo assim para o seu desenvolvimento sustentável.

Vítor Cordeiro