Jovem Distinguido com a Bolsa Avelino Manuel da Silva no 58º aniversário da FRP - Rafael Filipe Cruz: "fiquei surpreendido ao ser selecionado para receber esta bolsa escolar"

“Notícias” conversou com o estudante Rafael Filipe da Costa Beja Cruz, que através do Rotary Club de Sines, foi distinguido no 58.º aniversário da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) com a Bolsa do Fundador Avelino Manuel da Silva. O jovem que atualmente frequenta o 12.º ano de escolaridade na Escola Secundária/3.º CEB Poeta Al Berto, em Sines, fala de si, da bolsa escolar que recebeu e do futuro.

Notícias (N.) – O que é que te motiva a seres um bom aluno?
    Rafael Filipe Cruz (R.F.C.) – O que me motiva a ser bom aluno, ou simplesmente um aluno com resultados bons, é a minha crescente vontade de aprender. Eu sempre gostei de estar na escola e de aprender, divertindo-me bastante enquanto o faço. Portanto eu considero que estes meus gostos particulares, visto que nem todas as pessoas partilham desta opinião, constituem os alicerces da minha vontade.

N. – Ficas-te surpreendido por teres sido escolhido para receber uma bolsa de âmbito escolar?
    R.F.C. – Embora sempre tenha sido presença assídua no quadro de excelência nas escolas que frequentei, confesso que sim, fiquei surpreendido ao ser selecionado para receber esta bolsa escolar.

N. – Uma vez que recebeste esta bolsa, em que medida é que te vai ajudar?
    R.F.C. – A meu ver esta bolsa não me ajudará no presente, mas sim no futuro. Isto é, quando chegar ao ensino superior. Nessa altura sei, espero vir a ajudar os meus pais no que compete à sustentação dos meus estudos.

N. – Quase a terminar o 11.º Ano que dificuldades esperas encontrar no 12.º Ano e posteriormente no ingresso no Ensino Superior?
    R.F.C. – Eu acho que as minhas maiores dificuldades serão na organização do tempo.

N. – Quais são as tuas perspetivas para o futuro. Que área de estudos vais escolher. Porquê?
    R.F.C. – Eu como qualquer outra pessoa perspetivo um futuro positivo e, no meu pensamento, esse futuro incide na área da saúde ou então na engenharia química. Visto que, por um lado eu sempre gostei de ajudar os outros e por outro eu gosto bastante da experimentação que é feita em laboratório, nomeadamente, na área da química.

Num minuto…

Nome: Rafael Filipe da Costa Beja Cruz
    Idade: 17
    Natural: Sines
    Reside: Sines
    Hobby: Desporto: hóquei em patins e muay thai (desporto de combate)
    Livro preferido: “Harry Potter”
    Disco/músico preferido: Jimmy P
    Filme que mais gostei: “Sniper Americano”
    Prato preferido é: Ervilhas com ovos escalfados
    Praia: S. Torpes
    País: Inglaterra
    Férias em: Caraíbas
    Viagem que gostava de fazer: Visitar a Tailândia
    Objetivo de vida: Ter sucesso a nível profissional
    O que me inspira é: A felicidade que consigo extrair de cada momento que vivo e também o prazer de ser reconhecido de forma positiva no meu quotidiano.