Visita Oficial do Governador ao Rotary Club do Santarém

No passado dia 08 de Novembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Santarém, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Armando Rosa, pelas 14h30, no Santarém Hotel.

A primeira paragem desta visita foi na APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), uma Instituição que é apoiada pelo clube há muitos anos e que recentemente foi dotada com uma sala de Snoezelen (sala de relaxamento), através de um subsídio do Rotary Club de Santarém com a colaboração da Fundação Rotária Portuguesa.

Depois da recepção na Câmara Municipal de Santarém pelo seu Presidente, Dr. Ricardo Gonçalves, pelas 17h30 realizou-se a reunião com o Conselho Director, que teve a particularidade de ser a primeira reunião do clube na sua nova sede.

Nesta reunião foi apresentado o plano de actividades que o clube pretende levar a cabo ao longo deste ano, que inclui, entre outras, a atribuição de duas bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior, a atribuição de prémios escolares aos sete melhores alunos das Escolas do Concelho, o lançamento de um livro sobre o 50º aniversário do clube, a homenagem ao Profissional do Ano e atribuição do prémio Carreira, a publicação de um boletim trimestral em conjunto com o recém-criado Rotaract, a organização de um Concerto de Primavera e de outras actividades para angariação de fundos para as bolsas de estudo.

Em termos do Quadro Social, o Rotary Club de Santarém tem 21 companheiros, estando prevista a entrada de mais dois companheiros até ao fim deste ano rotário, o que vai ao encontro das metas que estabeleci para este ano da minha Governadoria.

No jantar festivo estiveram presentes 50 companheiros, em representação de dez clubes: Almeirim, Bombarral, Caldas da Rainha, Entroncamento, Lisboa-Benfica, Moita, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém e Tavira.

O ponto alto deste jantar foi a distinção de Susete Esperto e Lisete Branquinho, esposas de dois Companheiros já falecidos, como subscritoras de mérito da Fundação Rotária Portuguesa.

Foi uma noite bastante agradável, de salutar companheirismo e convivência e que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Armando Rosa uma placa com a inscrição do lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.