Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Lisboa-Belém

No passado dia 26 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Lisboa-Belém, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Armandino dos Santos, pelas 17h15, no Hotel Vila Galé-Opera.

Começámos por fazer uma visita à Casa da Praia, uma Instituição com a qual o clube colabora de forma regular e que dá assistência a cerca de 50 crianças e jovens com dificuldades de relacionamento pessoal e aprendizagem escolar e também às suas famílias, para que saibam como devem lidar com estas crianças e jovens no seio familiar.

A sessão de trabalho com o Conselho Director iniciou-se pelas 18h30, e nela foram apresentadas as principais acções que o clube pretende levar a cabo durante este ano rotário, nomeadamente: atribuição de uma bolsa de estudo a uma jovem que frequenta o Mestrado em Teologia nos Estados Unidos da América; atribuição de prémios escolares aos melhores alunos; colaboração com várias Instituições (Hospital São Francisco Xavier, Acolhimentos dos Autistas, Escola Jacob Rodrigues Pereira, Casa da Praia e Instituição Sol); realização de palestras relacionadas com a temática rotária do mês; projecto Saúde Brincando, que consiste na realização de várias sessões com artistas (palhaços) no Hospital S. Francisco Xavier, angariação ou compra de brinquedos para as crianças, algumas delas que se encontram internadas no Hospital por longos períodos; doação de duas cadeiras de rodas, destinadas à utilização no Serviço de Urgências do Hospital S. Francisco Xavier, estando uma já encomendada; entrega de dez cabazes de natal a famílias carenciadas; entrega de livros à Biblioteca da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém; intercâmbio de jovens; realização de um jantar de Natal e também de visitas culturais, para fomentar o companheirismo e a amizade.

No que respeita ao Quadro Social, o Rotary Club de Lisboa-Belém tem 21 companheiros efectivos, e para além da admissão de pelo menos mais dois sócios, preferencialmente mais jovens, existe também a preocupação com a retenção.

O jantar festivo realizou-se no Hotel Vila Galé-Opera, e nele estiveram presentes 65 convidados, entre os quais o Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Dr. Fernando Ribeiro Rosa, o Governador Eleito, Companheiro Afonso Malho e três Past-Governadores: Companheiro Past-Governador José Carlos Estorninho (Rotary Club de Lisboa-Belém, 1990-1991), Companheiro Past-Governador Henrique Gomes de Almeida (Rotary Club de Cascais-Estoril, 2002-2003) e Companheiro Past-Governador Fernando Martins (Rotary Club de Palmela, 2013-2014).
Foi uma noite muito agradável, pautada por valores rotários de salutar companheirismo e convivência, que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Armandino dos Santos uma placa com a inscrição do lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.