Visita Oficial do Governador ao Rotary E- Club Portugal D1960

No passado dia 24 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary E-Club Portugal D1960, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Horácio Sampaio.

A visita iniciou-se com a apresentação formal de cumprimentos ao Presidente da Junta de Freguesia do Castelo, Dr. Francisco Jesus, que agradeceu o esforço e empenho do clube, na pessoa da Companheira Past-Governadora Teresa Mayer, na execução do projecto PES – Ponto de Encontro Solidário, que consiste na recolha diária de alimentos em doze supermercados, que posteriormente são entregues semanalmente a pessoas carenciadas dos concelhos do Seixal e de Sesimbra. O PES dispõe ainda de uma loja solidária, na qual existem roupas, calçado, brinquedos e jogos para as crianças, disponibilizados de forma totalmente gratuita.

Seguimos depois para a AURPIS – Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos do Seixal, uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão assenta em três eixos fundamentais, nomeadamente: conquistar os objectivos propostos através da excelência nos serviços prestados, assegurar a todos em situação de risco e vulnerabilidade social, protecção e garantia dos seus direitos e desenvolver o trabalho em rede com outras Instituições e a comunidade. Fomos recebidos pelo Presidente, Dr. José Jesus Silva, que nos fez uma visita guiada pelas instalações e foi explicando o trabalho que lá é desenvolvido.

Na reunião com o Conselho Director foi apresentado o plano de actividades a desenvolver ao longo deste ano rotário, e que estão focadas sobretudo na vertente social, de apoio a Instituições: para além do projecto PES com a Junta de Freguesia do Castelo, o clube faz entregas regulares de bens à Raríssimas, ABAS - Associação de Beneficência, Amizade e Solidariedade, que apoia os sem-abrigo da comunidade de Sesimbra, AURPIS, Paróquia da Quinta do Conde e Associação “Dá-me a tua Mão”, na Arrentela (Seixal).

Para além disso, é ainda de salientar a entrega de uma cadeira de rodas eléctrica a uma senhora com necessidades especiais; o projecto “Dê um pouco de Luz a Olhos sem Esperança”, um projecto de âmbito internacional que consiste na recolha de óculos usados, posteriormente entregues em França, onde é feita uma readaptação das lentes para os seus novos beneficiários e o projecto de apoio a duas crianças, o Lourenço e a Maria Inês, duas crianças com doenças raras para os quais o clube tem vindo a promover campanhas de recolhas de tampinhas de plástico e papel para ajudar nas despesas com os tratamentos. Entre as principais actividades do clube está também a estreita colaboração com o Rotaract Club da Amadora em várias iniciativas realizadas a nível local, como por exemplo o apoio às crianças da Associação dos Amigos da Damaia.

O jantar festivo realizou-se na AURPIS, que devido ao apoio dado pelo clube fez questão de ceder o espaço, tendo estado presentes cerca de 40 convidados, entre os quais dos Rotary Clubs de Lisboa-Estrela, Lisboa-Parque das Nações e Tavira, a Representante Distrital de Rotaract, Companheira Diana Nicolau e companheiros dos Rotaract Clubs de Algés, Amadora, Castelo Branco, Lisboa, Santarém e Sesimbra. Metade da sala estava composta pelos nossos jovens rotaractistas, algo que me deixou extremamente sensibilizado e satisfeito.

Um dos momentos altos da noite foi o momento em que a Companheira Manuela Branco, juntamente com os clubes Rotaract da Amadora e de Castelo Branco e o clube anfitrião, na pessoa da Companheira Past-Governadora Teresa Mayer deram a sua generosa contribuição para o Projecto dos Cônjuges, “Mames e Mininus”, através da entrega de latas de leite em pó, para ser enviados para S. Tomé e Príncipe.

Foi um jantar bastante agradável, pautado pelos valores rotários de amizade e solidariedade que, após as intervenções protocolares, terminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Horácio Sampaio a placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.