Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Algés

No passado dia 12 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Algés, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Rui Bento Lopes.

A visita iniciou-se no Centro Sagrada Família, onde fomos gentilmente recebidos pela Directora, Dr.ª Amélia Borges, que nos levou a visitar as instalações e onde pude testemunhar o extraordinário trabalho que o Rotary Club de Algés tem vindo a desenvolver no âmbito do Projecto Famílias Sagradas, que contempla o apoio alimentar, profissional e de formação e que incluiu um projecto de recuperação das instalações da cozinha. Esta Instituição Particular de Solidariedade Social tem como missão apoiar a crianças oriundas das famílias residentes em Algés e outras freguesias do concelho de Oeiras e Lisboa, com o objectivo de promover de forma sustentada a educação integral da criança, regendo-se pelos valores católicos dominicanos, nos quais assentam os princípios educativos da sua acção.

Seguiu-se uma visita à Escola Secundária de Miraflores, onde fomos recebidos pela Directora, Dr.ª Fátima Rodrigues. O Rotary Club de Algés tem uma ligação muito forte com a Escola, sendo de salientar que o clube Rotaract foi recentemente reactivado graças ao espírito de iniciativa de um grupo de jovens alunos desta Escola, que já levou a cabo a construção, em todos os pavilhões, de rampas de acesso a alunos com mobilidade reduzida, um projecto extremamente interessante e que me deixou bastante impressionado.

Antes da reunião com o Conselho Director, tivemos a oportunidade de visitar a exposição “Gente”, no Palácio Anjos, uma magnífica exposição do espolio de "Manuel de Brito" da autoria de pintores portugueses, que nos foi mostrada pela sua viúva .

Na reunião com o Conselho Director foi feita a apresentação dos principais projectos que o clube desenvolve, entre as quais a entrega de cabazes de Natal às famílias mais desfavorecidas; atribuição de prémios de mérito escolar aos melhores alunos das disciplinas de Português e Matemática do 11º e 12º ano da Escola Secundária de Miraflores; atribuição de oito bolsas de estudo (cinco a alunos do Ensino Secundário e três a alunos que ingressam no Ensino Superior); distinção do aluno melhor companheiro; participação no RYLA; organização da CIP Portugal-França; apoio logístico e material às IPSS Centro Sagrada Família e Apoio; realização mensal de um Clube de Leitura e da iniciativa Café Memória, sendo esta última vocacionada especialmente para cuidadores e familiares de doentes de Alzheimer, orientada por técnicos especializados.

O jantar festivo realizou-se no Restaurante Caravela D’Ouro e contou com a presença de 69 convidados, entre os quais companheiros dos Rotary Clubs de Cascais-Estoril, Carnaxide, E-Club Portugal D1960 (Companheira Past-Governadora Teresa Mayer), Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica (Companheiro Past-Governador Miguel Real Mendes), Lisboa-Estrela, Lisboa-Parque das Nações, Oeiras, Parede-Carcavelos, Rio Maior, Sintra e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970).

Neste jantar o clube emblemou três novos companheiros: Companheira Amélia da Conceição Borges (classificação Acção Social/Gestão), Companheira Sónia Marques de Oliveira (classificação Gestão/ Ensino Superior) e Companheiro Raúl Cordeiro (classificação Engenharia Informática/ Formação Profissional), aumentando o seu Quadro Social para 25 sócios efectivos. Foi também emblemado um novo sócio honorário, Joaquin Peña Moreno, cujo pai cedeu a sede ao Rotary Club de Algés e que se mantém até aos dias de hoje.
A nova Companheira Sónia Marques de Oliveira foi agraciada com um Paul Harris Fellow pela Companheira Mara Duarte, a quem tive o prazer de distinguir com a quinta safira e também de formalizar a sua apresentação como Governadora do Distrito 1960 para o Ano Rotário 2019-2020.

O momento mais extraordinário desta noite repleta de momentos altos foi reservado para o final e deixou todos os presentes surpreendidos: um companheiro rotário, que preferiu manter-se no anonimato, ofereceu um rutino de tracção eléctrica adaptável a qualquer cadeira de rodas ao jovem Companheiro Pedro Romeiro, do Rotaract Club de Algés, que fez um discurso de agradecimento que a todos comoveu, explicando a importância do aparelho oferecido na melhoria das suas condições de mobilidade. O presidente do clube, Companheiro Rui Bento Lopes, na sua intervenção, afirmou que “isto é Rotary, isto é dar de si antes e pensar em si!”.

Foi uma noite bastante agradável, de salutar companheirismo, mas sobretudo de demonstração do que é ser rotário, e que, após o Momento Polio e as intervenções protocolares, terminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Rui Bento Lopes a placa com a inscrição do lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que gentilmente retribuiu com a oferta de um interessante livro sobre Algés.