Rotary Club de Albufeira organizou Jornadas de Turismo e Segurança

As Jornadas de Turismo e Segurança, que decorreram em Albufeira no dia 31 de Maio e cuja organização esteve a cargo do Rotary Club de Albufeira, da Universidade do Algarve e da AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, foram o maior evento sobre esta temática jamais realizado no Algarve, tendo acolhido cerca de 200 participantes, entre os quais empresários, gestores hoteleiros e turísticos e forças de segurança.

O sucesso da iniciativa deveu-se ao inestimável contributo prestado pelos comandantes e/ou directores das várias forças policiais e serviços de segurança regionais (GNR, PSP, PJ, ASAE, SEF e Polícia Marítima), para além das intervenções esclarecidas do Director Geral Nacional do SIS, Dr. Neiva da Cruz, e os acervos do Tenente General Tomé Pinto, ex-comandante geral da GNR, Prof. Figueiredo Lopes, ex-Ministro da Administração Interna, Inspector Geral da PSP, Superintendente Luís Carrilho, e o ex-Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, Dr. José Brás.

Entre as conclusões, destacam-se a necessidade de dotar o Algarve de um efectivo que permita criar condições de segurança estáveis e duradouras ao longo de todo o ano, face à dependência económica da região da actividade turística.

Neste contexto, e atendendo à complexidade das novas formas de criminalidade, aliadas ao seu cariz multidisciplinar, considera-se fundamental apostar cada vez mais numa estratégia de investigação e prevenção, articulada com as diferentes forças policiais e serviços de segurança, bem como com a indústria hoteleira e turística regional, evitando-se, assim, a implementação de medidas de segurança intimidatórias que possam funcionar como dissuasoras dos graus de satisfação dos turistas que nos visitam.

A segurança, enquanto um bem colectivo de inegável valor económico e social, deve ser entendida como um activo fundamental para a melhoria dos níveis de confiança no Algarve e, por conseguinte, um factor crítico determinante para o sucesso do seu desenvolvimento turístico.

Nestas Jornadas concluiu-se ainda que uma Política de Segurança eficaz passa por uma maior aposta na fixação na região do número de efectivos adequados às reais necessidades turísticas, impostas pelo aumento da procura, designadamente no que se refere ao prolongamento da época de três para nove meses por ano.

Os participantes defenderam também a implementação de acções de formação contínua dos seus recursos humanos, assim como outras medidas destinadas à dignificação dos profissionais das forças e serviços de segurança, incluindo a modernização dos meios materiais, nomeadamente equipamentos e tecnologias, viaturas, estruturas de suporte operacionais, especialmente ao nível de instalações condignas de atendimento ao público e condições de trabalho e de estada.

Para além disso, independentemente de a segurança não representar em si mesma um factor de promoção turística, isso não pode impedir a continuação do estudo criterioso e inteligente deste fenómeno entre os diversos parceiros, de forma a quebrar a inércia sobre uma matéria estratégica e prioritária para a economia regional e, consequentemente, para o maior sector exportador nacional - o Turismo.

Daí que se tenha chegado à conclusão de que estes encontros deverão realizar-se anualmente, enquanto fórum privilegiado de discussão, tendo em vista a consolidação desta enorme valência competitiva que fazem do Algarve não só um destino turístico seguro, mas também um lugar apelativo e seguro para se viver.