Homenagem ao Profissional do Ano do Rotary Club de Setúbal

O Rotary Club de Setúbal homenageou o actor Manuel Marques como Profissional do Ano, numa cerimónia que se realizou no dia 12 de Janeiro, no Restaurante “O Quintal” e que contou com a presença de uma centena e meia de convidados.

Manuel Marques cedo manifestou o seu interesse pelo mundo das artes, destacando-se no desenho, na música e na representação quando frequentava o Ensino Primário na Academia Luísa Todi, em Setúbal, cidade onde viveu até ingressar na Escola Superior de Belas Artes no Curso de Design Gráfico. Já na capital, o apelo da representação começou a ser cada vez mais forte, levando-o a fazer vários cursos na área, na Escola de Teatro Guilherme Cossoul, no Chapitô e na Universidade Moderna, tendo sido aluno de António Pedro Vasconcelos e Nicolau Breyner, entre outras figuras de renome.

O seu primeiro projecto foi o Manobras de Diversão, no Teatro S. Luís, berço de muitos outros humoristas, e daí foi catapultado para o formato televisivo através de Maria Rueff, e do convite decisivo de Herman José para integrar o elenco do Herman Sic. Desde então, Manuel Marques nunca mais parou: “Os Contemporâneos”, “Estado de Graça”, “Donos disto Tudo”,  participação no filme “O Páteo das Cantigas”, peças de teatro no país e no estrangeiro, dobragens para filmes da Disney e publicidade na rádio e na televisão. O seu registo é o humor, mas o homenageado confessou que um dia destes gostaria de aceitar um papel dramático.