O stress esteve em foco em palestra conjunta dos Rotary Clubs da "linha"

 

No passado dia 23 de Fevereiro, decorreu em Carcavelos a palestra “O Stress e a nossa saúde”, organizada pelo Rotary Club Parede-Carcavelos, no âmbito dos projectos conjuntos dos Rotary Clubs de Algés, Carnaxide, Cascais-Estoril, Oeiras e Parede-Carcavelos.
O palestrante foi o reconhecido e experiente Especialista em Medicina Geral e Familiar, Dr. Viriato Horta, que exerce a sua actividade em Carcavelos, na Clínica Europa, mantendo uma regular intervenção na comunicação social sobre temas da saúde e nos projectos solidários de Rotary.

Como o stress afecta a todos, esta foi uma excelente oportunidade de aprender a conviver o melhor possível com esta realidade, conhecendo as suas causas, os seus efeitos e as melhores formas para minimizar as consequências nefastas para a saúde e maximizar os efeitos positivos. Foi assim que, de uma forma simples, mas profunda, o palestrante conduziu e desenvolveu esta temática, mantendo atentos os 88 participantes que beneficiaram do seu conhecimento e experiência.

Nesta palestra, os participantes foram levados numa viagem pelos muitos estímulos que geram stress e pelo modo como o organismo responde a estes estímulos stressantes, da necessária resposta rápida a agressões graves, que pode salvar, até à maneira como se reage ao stress continuado, que pode afectar gravemente a saúde. E como não é possível evitar a exposição ao stress, foram apresentadas estratégias para lidar da melhor forma com estes processos, aproveitando os mecanismos fisiológicos de protecção. 

No final, o Dr. Viriato Horta deixou a sua recomendação, para viver mais e melhor: “vamos desenvolver os afectos, rir e brincar, trabalhar com prazer, comer e dormir bem, fazer exercício, evitar as doenças, o ruído, a poluição, combater a pobreza e a ignorância, promover a paz e a concórdia”.

Alguns destes princípios coincidem com os que são defendidos pelo movimento rotário e, neste dia do 112º Aniversário de Rotary International, coube ao Presidente do Rotary Club Parede-Carcavelos, Companheiro Rui Helena, explicar "O que é o Rotary" a uma esmagadora maioria de não rotários. Foi abordada a história, as estruturas, os objectivos, os principais projectos de Rotary, incluindo a erradicação da Polio, estimulando a participação nesta campanha através da linha telefónica de valor acrescentado.