Rotary Club de Palmela organizou palestra com o Professor Doutor Adriano Moreira sobre " A Crise da Ordem Mundial"

No passado dia 29 de Novembro, o Rotary Club de Palmela organizou mais uma reunião rotária com palestra, em conjunto com os clubes rotários de Setúbal, Sesimbra, Moita e Barreiro. O palestrante foi o Professor Doutor Adriano Moreira que, de uma forma brilhante, com os seus 94 anos de idade, fez uma palestra intitulada “A Crise da Ordem Mundial”.

Nesta palestra, o Prof. Adriano Moreira fez um ponto de situação sobre a situação política Mundial, consubstanciada no facto de a ordem Mundial, como instrumento de promoção da paz pelo mundo, estar, presentemente, em algumas zonas do globo, posta em causa, não só devido à situação grave de conflitos mundiais que tendem a durar no tempo, como o combate ao DAESH na Síria e no Iraque, mas também ao crescendo dos movimentos extremistas de extrema-direita, em particular nalguns países da Europa, ao fenómeno “Donald Trump” e as suas repercussões na política futura norte-americana.

Foi uma palestra muito enriquecedora para todos os companheiros e convidados que estiveram presentes no restaurante “O Quintal”, em Setúbal, com uma sala repleta de quase 100 pessoas presentes. O evento destinou-se a recolher fundos para apoiar Instituições de Solidariedade Social do concelho de Palmela, sendo que esse objectivo foi plenamente conseguido.

No final da palestra, o Presidente do Rotary Club de Palmela, Companheiro Jaime Puna, ofereceu, em nome do clube e do movimento rotário português, uma lembrança que marca uma causa na qual o Rotary Internacional tem estado empenhado desde a década de 70, o combate à poliomielite infantil. Essa lembrança consistiu num livro de imagens e de fotografias tiradas na Índia, da autoria da Companheira Demet Duarte, Presidente do Rotary Club de Lisboa-Olivais, que reflecte, precisamente, o empenho de muitos voluntários de Rotary nesta causa.

Actualmente, a poliomielite infantil está praticamente erradicada à escala global, subsistindo ainda em três países do globo: Afeganistão, Paquistão e, de  modo mais preocupante, na Nigéria. Este livro vem lembrar junto da comunidade internacional para a necessidade de o Mundo em geral, e o Rotary em particular, continuar a lutar nesta nobre causa, de modo a erradicar por completo a poliomielite infantil. O Prof. Adriano Moreira agradeceu a oferta e reconheceu a importância desta causa em que o Rotary tem estado envolvido desde sempre, em prol da paz mundial.

Como próximas iniciativas, de igual modo, para garantir fundos para apoiar Instituições de Solidariedade Social, está prevista a realização de palestras com o Prof. Eugénio da Fonseca, Presidente da Cáritas Diocesana e com o Dr. Luís Marques Mendes.