Governador Abílio Lopes esteve presente no 5º Encontro Rotários de Coros Infantis

Realizou-se, no passado dia 2 de Abril, o 5º Encontro Rotário de Coros Infantis, uma organização conjunta dos Rotary Clubs de Algés, Carnaxide, Cascais-Estoril, Oeiras, Parede-Carcavelos e Sintra. Os fundos obtidos com este evento revertem para os projectos da Rotary Foundation, sendo um dos objectivos principais a partilha do trabalho realizado pelos coros convidados, como elemento de motivação para atingirem a sua maturidade.

Além do prazer que os pequenos intérpretes têm na actividade do canto e deliciarem o público com as suas vozes, estes Encontros promovem as vertentes educativo-musicais e socioculturais que o canto coral proporciona, pois desenvolvem a motivação, a inclusão social, a integração interpessoal, a criatividade e a inovação, numa aposta clara no futuro. E tem sido visto muito “futuro” a passar pelo palco do Colégio Marista de Carcavelos, que tem vindo a acolher este evento ao longo das suas cinco edições.

Este ano o evento contou com a participação dos Coros Infantil e Juvenil de Carcavelos, Coro Pequenos Cantores de São Bruno (EBI S. Bruno – Caxias), Coro Vozes do Mar da Escola Salesiana do Estoril. O programa foi muito diversificado e exigente, tendo como momento alto a peça final, “Acreditar”, que já foi adoptado como hino destes Encontros e que é interpretada por todos os coros, a que se juntam companheiros rotários e elementos do público. Trata-se de uma composição do Maestro António Ferreira, Maestro do Coro Vozes do Mar e mentor destes Encontros, que contém muito da essência de Rotary, um hino à procura de um mundo melhor, deixando mensagens importantes de solidariedade e de esperança:

“Todos nós somos capazes de construir um mundo melhor.
Ninguém vai parar o teu sonho e mais além hás-de chegar.
Tens de crer, não te podes render… tu conseguirás.
Depende de ti, depende de mim, depende de nós afinal… para um futuro melhor!”

A qualidade dos coros e a forma calorosa como o público acarinhou os intervenientes tornaram este Dia Rotário um marco para todos os que nele participaram, potenciando-se a imagem pública de Rotary através de mensagens importantes sobre o movimento rotário e os seus projectos humanitários, incluindo a erradicação da Poliomielite, promovendo-se a ligação para o nº de valor acrescentado 760 30 20 13 – uma vacina, uma vida.

O Governador Abílio Lopes participou entusiasticamente neste Encontro, afirmando, no encerramento, o seu apoio a esta iniciativa, agradecendo a participação dos coros, enaltecendo a organização que envolve de forma comprometida seis clubes, seus Representantes, as Governadoras Assistentes e os Presidentes que o dinamizaram.

Na organização da iniciativa, os clubes contam desde o início, além do Colégio Marista de Carcavelos, com o apoio dos clubes Rotaract da zona e com o patrocínio do Grupo Rumos. Os clubes organizadores estão empenhados em continuar a realizar estes Encontros e já começaram a pensar na 6ª edição.