Parque Nacional de Huascarán
História
O parque nacional foi estabelecido em 1 de julho de 1975 pelo Supremo Decreto n º 0622-75-AG (sob a lei de florestas e fauna, Decreto-Lei n. º 21147). Aceite como uma reserva da Biosfera pela Unesco em 1 de Março de 1977 e designado património mundial em 1985.
. O parque nacional é localizado no intervalo Cordillera Blanca, na Serra Central dos Andes peruanos. O Parque abrange a maior parte da Cordillera Blanca, a maior gama de montanha tropical do mundo com 27 picos cobertos de neve.
. O Parque inclui uma diversidade de características geomorfológicas com ravinas profundas, contem impetuoso torrentes formados a partir de um dos 80 glaciares e existem alguns 120 lagos glaciares que variam em tamanho. Na parte inferior existem fontes termais utilizados pelas suas propriedades terapêuticas. Há actividade sísmica ainda na área, que foi afectada por um terremoto em 1970. A larga gama topográfica tem conduzido a uma grande variedade em tipos de vegetação. A vegetação é característica da floresta húmida nos vales, com nival, alpine tundra fluvial e formações muito molhado Patativa subalpinas em níveis mais elevados. A distintiva bromélia Alpina é abundante.
. O viuvinha urso, puma, gato de montanha, veado e a vicunha são importantes espécies indígenas, mas todos têm sido caçados fortemente no passado. O huemul norte Andino, uma espécie rara de veado, também é encontrado aqui. Entre as aves mais notáveis é o falcão de cordilheira, o condor andino, fulica gigantea e o beija-flor gigante, tinamida ornado bem como várias espécies de pato, incluindo o pato de torrent.
(c) images Gregor Ludwig