Europa Itália

Museu de São Marcos

San Marco é o nome do complexo religioso em Florença, Itália. É composto por uma igreja e um convento. O convento, que é agora um museu, tem três reivindicações à fama: durante o século XV foi lar de dois dominicanos famosos, o pintor Fra Angelico e o pregador, Girolamo Savonarola. Também abrigava o convento, com uma famosa coleção de manuscritos em uma biblioteca construída por Michelozzo.

O presente Convento, ocupa o lugar onde um mosteiro de Vallombrosan existia no século XII, que mais tarde passou para os monges beneditinos da linha Silvestrine. Em 1435, os beneditinos foram substituídos pelos dominicanos de Fiesole. Dois anos mais tarde, eles apelaram Cosimo de’ Medici, o velho, que viveu nas proximidades do Palácio de família, agora conhecido como o Palazzo Medici-Riccardi, para financiar a renovação de todo o complexo. Os trabalhos foram confiados a Michelozzo. Cada célula do claustro dos monges e muitos outros muros foram decorados por Fra Angelico, em colaboração com os outros, incluindo Benozzo Gozzoli. Cosme de’ Medici tinha uma célula no convento para seu retiro pessoal.

San Marco é famoso por ser a sede dos discursos de em Girolamo Savonarola durante o seu curto governo espiritual em Florença no final do século XV.

 

(c) images Web Gallery of Art