Medina
Túnis é a capital da Tunísia e da província de Tunes.
Situado sobre um grande abismo de mar Mediterrâneo, (o Golfo de Tunes), o Lago de Tunes e o porto de La Goulette (Halq al Wadi). A cidade estende-se ao longo da planície costeira e pelas colinas que a cercam. O centro de desenvolvimento mais moderno (da era colonial e posterior) a Almedina. Para além deste bairro, encontram-se os subúrbios de Cartago, La Marsa e Sidi Bou Said.
Medina encontra-se no centro da cidade: uma densa aglomeração de vielas e passagens cobertas, com aromas intensos e cores, comércio violento e ativo e uma quantidade de bens em oferta que vão do couro ao plástico, do estanho à filigrana, das lembranças turísticas para obras de pequenas lojas de artesanato.
Apenas através do portão do mar (também conhecido como o de Bab el Bahr e o Porte de France) começa a cidade moderna, ou Ville Nouvelle, atravessado pelo grand Avenue Habib Bourguiba (muitas vezes referido por populares pressione e guias como ‘Champs-Élysées tunisiano’ de viagem), onde os edifícios da época colonial fornecem um claro contraste com estruturas menores, mais velhos. Como a capital do país, Tunes é o foco da vida política e administrativa tunisiano; é também o centro da actividade comercial do país. A expansão da economia da Tunísia nas últimas décadas reflete-se no desenvolvimento em expansão da cidade exterior, onde se pode ver claramente os desafios sociais, provocados pela rápida modernização na Tunísia.