Rotary Club de Arouca incentiva a criação de dois clubes Interact

“Notícias” da Fundação Rotária Portuguesa faz eco da uma ação levada a cabo pelo Rotary Club de Arouca e que serve para exemplificar que com empenho, dedicação e um “empurrão” no devido tempo as ações concretizam-se.
Enquadra-se neste espírito a iniciativa do Rotary Club de Arouca de, neste ano rotário 2018/2019, incentivar o nascimento de dois clubes Interact e, por consequência, incrementar a «difusão dos valores do Rotary à população mais jovem do concelho».
Deste modo, com o envolvimento dos dois agrupamentos de escolas de Arouca o clube anunciou que «estão já em ação o Interact Club de Arouca e o Interact Club Arouca-Escariz, que recebem a Carta Constitucional a 30 de março».
E prossegue «o desafio de criar clubes Interact (com jovens dos 12 aos 18 anos) foi lançado há cerca de um ano, com diálogo com as direções das escolas e Governadoria Distrital do Rotary, e em dezembro passado conseguiu finalmente reunir com alunos, com o intuito de divulgar o ideal rotário e estimular os jovens a fazer parte de ações que conduzam ao bem comum e façam a diferença na vida dos seus semelhantes. A par disso, os jovens têm contacto com profissionais das mais variadas áreas e desenvolvem capacidades de liderança, benéficas para o futuro de cada um deles. Os alunos dos dois agrupamentos mostraram-se recetivos, desde o momento inicial».

Sobre esta iniciativa Margarida Gonçalves, presidente do Interact Club de Arouca-Escariz comentou: “A dinâmica da iniciativa captou desde logo a nossa atenção por se tratar de um projeto enriquecedor, com bons fundamentos e de grande dimensão que tem como objetivo ajudar a comunidade através de ações solidárias dinamizadas por nós. Desta forma, contribuirá para o nosso crescimento pessoal enquanto cidadãos e pessoas, tornando-nos mais responsáveis e autónomos. Além disso, permite-nos viver novas experiências e criar novas amizades”.

Por seu lado, Maria Inês Azevedo, presidente do Interact Club Arouca, acrescenta: “A principal razão que nos levou a aceitar este desafio (a mim e aos outros elementos do Interact) foi sem dúvida alguma o facto de com este grupo nos tornarmos pessoas capazes de ajudar o próximo e além disso com outro tipo de capacidades como liderança e trabalho em equipa bastante desenvolvidas”.

O Rotary Club de Arouca acrescenta ainda que «alguns elementos dos dois clubes – cada um deles tem cerca de duas dezenas de membros – já participaram no almoço de Reconhecimento Profissional a Carlos Esteves (a 2 de fevereiro) e na Formação Distrital Rotária (a 16 de fevereiro), em Vila Nova de Gaia».
Os dois clubes Interact têm o apoio do clube padrinho, Rotary Club de Arouca, e passam a integrar a rede internacional onde constam cerca de 24 mil clubes do género, em 161 países.

Interact Club Arouca (Conselho Diretor):
Presidente – Maria Inês Gomes Azevedo
Vice-Presidente – Teresa Maria Silva Silvestre
Secretária – Mariana Teixeira Duarte
Tesoureiro – Miguel Almeida Fernandes
Comissões – Inês Silva Azevedo e Leonor Sousa Soares

Interact Club Arouca-Escariz (Conselho Diretor):
Presidente – Ana Margarida Sousa Gonçalves
Vice-presidente – Eduardo Castro Portugal Ferreira