60º aniversário da FRP: educação continua a ser a missão dos rotários portugueses

A cerimónia do 60.º aniversário a Fundação Rotária Portuguesa (FRP) – primeiro Conselho de Administração reuniu a 19 de Abril de 1959 – teve lugar no Hotel Dona Inês, em Coimbra. Além de rotários oriundos de todo o país e que participaram também na reunião do Conselho de Presidente dos clubes rotários nacionais, estiveram presentes alunos, bolseiros, respetivos familiares e amigos que foram distinguidos com a Bolsa dos Fundadores.
A cerimónia integrou, na abertura, um momento cultural/musical com a atuação de Leonardo Guedes, aluno da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, jovem distinguido com uma das bolsas dos fundadores.
Seguiu-se a entrega aos jovens, considerados, melhores alunos, as Bolsas dos Fundadores. Cada bolsa é constituída por quantia em dinheiro (500 euros), um diploma e o livro “Quadro de Honra” que reúne a história de cada um dos 10 fundadores da FRP, e dos instituidores (dois) das bolsas escolares que distinguem os dois melhores bolseiros da fundação (um de cada distrito rotário).
As Bolsas dos Fundadores – iniciativa instituída pela FRP em 1996 –, constituem uma justa homenagem aos 10 elementos que integraram o primeiro Conselho de Administração (1959) – Rafael da Silva, Augusto Serras, Avelino Manuel da Silva, Mendes d’Almeida, Ferreira da Silva, Teixeira Barroca, Mesquita Rodrigues, Santos Pardal, Ferreira Leite e Rodrigo Santiago.
Por seu lado, a entrega das bolsas aos melhores bolseiros – Bolsa Teixeira Lopes e Bolsa Casal Melich – remonta a 1989.
Os jovens distinguidos foram:
Bolsa Fundador Rafael da Silva: Anabela de Jesus Freitas (RC Machico-Santa Cruz);
Bolsa Fundador Augusto Serras: Bianca Florinda dos Santos Almeida (RC Castelo Branco);
Bolsa Fundador Avelino Manuel da Silva: Ana Margarida Silva Guedes (RC Santarém);
Bolsa Fundador Mendes d’Almeida: Valdir António Coimbra (RC Oliveira do Bairro);
Bolsa Fundador Ferreira da Silva: Leonardo Filipe Inácio Guedes (Lisboa-Estrela);
Bolsa Fundador Teixeira Barroca: Jorge Dinis Afonso Franco (RC Arcos de Valdevez);
Bolsa Fundador Mesquita Rodrigues: Joana Filipa Manso Morgado (RC Guarda);
Bolsa Fundador Santos Pardal: Susana Patrícia Brito da Costa (RC Póvoa de Varzim);
Bolsa Fundador Ferreira Leite: Filipa Rocha Figueiredo (RC Ílhavo);
Bolsa Fundador Rodrigo Santiago: Maria Ribeirinho Ferreira (RC Palmela).
Bolsa Teixeira Lopes – (Bolsa Escolar – Melhor Bolseiro Distrito Rotário 1960): Marta Isabel Rodrigues Estrela (RC Entroncamento);
Bolsa Casal Melich – (Bolsa Escolar – Melhor Bolseiro Distrito Rotário 1970): Francisco Manuel Barbosa Ribeiro (RC Penafiel).

FRP atribuiu em 60 anos cerca de 7 milhões de euros em bolsas escolares

A evocação do 60.º Aniversário da FRP esteve a cargo de Armindo Carolino, presidente da Comissão Executiva da FRP, que percorreu a rica história da instituição. Além de evocar os fundadores, que constituíram o primeiro conselho de administração, Armindo Carolino recordou a ação da FRP como instituição que abraçou a Educação e o apoio efetivo a jovens estudantes carenciados no seu percurso académico.
Lembrou as mais de 12 mil bolsas que já atribuiu, no valor de cerca de 7 milhões de euros e enalteceu ainda a capacidade dos clubes rotários em acarinharem os jovens e conseguirem, nas suas comunidades, os meios financeiros necessários para ajudarem a FRP na sua ação.
Dada a abertura da FRP em apoiar, igualmente, os clubes rotários nacionais nos projetos que entendem apresentar à instituição para posteriormente realizarem nas suas comunidades, lembrou os 750 projetos realizados entre setembro de 2010 e dezembro de 2018, no âmbito da implementação do designado “Plano Estratégico” da FRP.
Recordou que as candidaturas para estas ações acontecem duas vezes em cada ano rotário: setembro e fevereiro e que os projetos alvo de apoio enquadram-se nas áreas da Alfabetização/Educação; Combate à Fome e à Pobreza, Promoção da Saúde e Recursos Hídricos/Ambiente. O montante global de apoio da FRP aos projetos realizados é de 843.108,55 euros, enquanto a participação dos clubes rotários/parcerias ascende a 1.819.701,40 euros.

Sorteados os clubes que atribuirão
a Bolsa dos Fundadores em 2020

Na cerimónia do 60.º aniversário da FRP realizou-se ainda o tradicional sorteio, que dita quais os clubes que em 2020 irão atribuir os prémios. Do sorteio saiu a seguinte lista: RC Pombal; RC Lagos; RC Vila Real; RC Horta; RC Cascais-Estoril; RC Feira; RC Penafiel; RC S. Mamede de Infesta; RC Ponte de Lima; RC Angra do Heroísmo.