Mensagem do presidente John Germ - Setembro

John Germ
PRESIDENTE, 2016-17
Setembro 2016

No Verão de 1917, alguns meses após os EUA terem entrado na Primeira Guerra Mundial, o Rotary realizou a sua oitava convenção em Atlanta. Embora muitos rotários fossem da opinião de que a Convenção deveria se cancelada por causa desse grande conflito, o Conselho Director concordou com Paul Harris que tudo deveria continuar como planeado. Em meio a tanto medo e incertezas, Harris escreveu algumas das palavras mais citadas no Rotary:
Esforços individuais, quando bem direccionados, podem realizar muito, mas o bem maior virá do esforço conjunto. Esforços individuais atendem necessidades individuais; esforços conjuntos servem à humanidade. O poder de esforços conjuntos é ilimitado.

Foi justamente nessa convenção que o então presidente do Rotary, Arch Klumph, propôs a criação de um fundo de dotação “para fazer o bem no mundo”, que deu origem à Rotary Foundation. Com isso, o poder de esforços conjuntos ganhou uma nova força: a de recursos conjuntos. Foi uma combinação que se revelou imbatível e tem estado por detrás de muitos dos trabalhos do Rotary nos últimos 100 anos. Hoje, é difícil imaginar o Rotary sem a sua Rotary Foundation. Foi ela que deu o avanço ao Rotary para que deixasse de ser uma organização de clubes locais para se transformar numa potência internacional capaz de mudar o mundo.

Este ano, estamos a assinalar o centenário da nossa Rotary Foundation na cidade onde tudo começou: Atlanta. A nossa 108ª Convenção promete ser uma das mais emocionantes, com palestras inspiradoras, muito entretenimento e uma grande variedade de debates. E, é claro, na ocasião celebraremos o centenário da Rotary Foundation em grande estilo.

Quer você seja frequentador das Convenções, esteja afastado do evento já há alguns anos ou ainda não tenha participado, a convenção de 2017 será aquela que você não pode perder. Atlanta, por si só, já é um excelente destino, com óptima comida, pessoas acolhedoras e muitas atracções. Mas o principal motivo para ir à convenção é sempre a própria Convenção, as pessoas, ideias, inspiração e as amizades que fará por lá.

Para saber mais e economizar na inscrição, visite a página www.riconvention.org/pt.
Até Atlanta!