Mensagem do governador Abílio Lopes - Julho

Caros(as) Amigos(as) e Companheiros(as),

O início de um ano rotário envolve por parte de todos nós um grande compromisso de entrega e de responsabilidade perante os nossos Clubes e o nosso Distrito.

Os cargos que agora assumem nos vossos Clubes são para cumprir na sua integralidade envolvendo todos e cada um dos sócios dos nossos Clubes. Todos somos importantes e a nossa dimensão de Rotários(as) faz-nos acreditar que até a mais simples tarefa por mais pequena que seja tem a sua importância para a soma de todas as boas vontades que no final deste ano iremos deixar nas comunidades onde desenvolvemos as nossas ações de serviço e de amor ao próximo.

A nossa vivência rotária leva-nos a considerar que o nosso Movimento foi criado na sua essência para através da criação de fortes laços de companheirismo se estabeleçam os alicerces que restituem uma vida melhor e mais digna junto daqueles que mais carências apresentam, pois o sentido de missão que devemos ter deve levar-nos a realizar parcerias com as forças vivas dos nossos locais de ação que permitam a continuidade da construção de uma sociedade onde se promova e se trabalhe para a compreensão e para a paz mundial.

Neste início de ano rotário celebramos também por aqui o centenário da Rotary Foundation, autêntico farol de serviço do Rotary no mundo e símbolo da generosidade de milhares de líderes profissionais espalhados por todo o mundo. No Distrito 1960 encontramos também eco da nossa contribuição ao longo destes anos para os projectos da Rotary Foundation em particular nesta luta decisiva de erradicação da Poliomielite do mundo. Estamos orgulhosos de já ter contribuído com cerca de 1.700.000,00 dólares para a nossa Fundação mas este valor leva-nos a ter ainda mais responsabilidade para angariar ainda mais verbas que permitam que o nosso movimento faça cada vez mais e melhor.

Nesta minha primeira mensagem fica igualmente o desafio de apoiarem o nosso Distrito a crescer no fortalecimento das Novas Gerações de Rotary (Rotaract e Interact) e no crescimento sustentável do quadro social dos nossos Clubes, devemos crescer qualitativamente em detrimento da quantidade, seguindo o bom exemplo do ano rotário passado em que fomos um dos Distritos que mais cresceu na nossa Zona de Rotary International, muito acima da taxa de aumento de quadro social a nível mundial.

Somos um distrito cada vez mais comprometido com as grandes linhas de actuação de Rotary no mundo e isso gera confiança e esperança no trabalho incansável dos Clubes junto das suas comunidades e em parceria com os mais variados agentes locais. Este é o caminho que temos de continuar a conseguir percorrer…

Por fim, ficam os meus votos de felicidades e de muito trabalho à minha Equipa Distrital, aos Governadores Assistentes e aos Presidentes de Clubes que em conjunto com os sócios dos seus Clubes irão estar empenhados em torno de um objectivo comum: colocar o Rotary ao Serviço da Humanidade!

Aceitem um abraço amigo,

Abílio Lopes .