Mensagem do governador Abílio Lopes - Agosto

Agosto, mês do quadro social.

O mês de Agosto é dedicado, por Rotary Internacional, ao desenvolvimento do quadro social.

Na verdade o que o movimento rotário tem de mais valioso é o seu quadro social.

Sem companheiros não há clubes e sem clubes o rotary não existiria.
Não é por acaso que, todos os anos, os presidentes intencionais se preocupam com a retenção e o aumento do quadro social dos clubes.

O número de companheiros em cada clube deve ser o necessário para que todas as suas actividades se desenvolvam de forma tranquila, sem sobrecarga de tarefas e envolvendo todas as comissões de clube, tendo ainda em vista o público alvo da comunidade em que o clube está inserido.

Temos que ter em conta que, ao convidar alguém para integrar o nosso movimento, mais do que estar a aumentar o quadro social, estamos a dar, a um amigo, a oportunidade de fazer parte de um movimento de líderes e de ser reconhecido em todo o mundo como um grande profissional, um cidadão responsável e exemplar, preocupado em criar mecanismos que melhorem o bem estar dos mais desfavorecidos.

Nós, rotários, não ficamos pela intenção, nós, rotários, agimos! É por isso que somos reconhecidos, é por isso que fazemos a diferença.

Dois grandes objectivos para este ano rotário:
  • - manter os companheiros que já fazem parte dos nossos clubes e
  • - aumentar o quadro social, com a entrada de novos companheiros preferencialmente mais jovens, mas mantendo o equilíbrio entre a juventude, a experiência e o conhecimento de vida.

Já tivemos desafios mais difíceis e, ultrapassámo-los.

Vamos conseguir!

Abílio Lopes .