Jovem Distinguida com a Bolsa Rodrigo Santiago no 58º aniversário da FRP - Tânia Gorete Rocha Barros: "quero investir na minha formação"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    “Notícias” falou com a jovem estudante Tânia Gorete Rocha Barros, que através do Rotary Club de Viana do Castelo, foi distinguida no 58.º aniversário da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) com a Bolsa do Fundador Rodrigo Santiago. A jovem que atualmente frequenta o 1.º ano de Medicina na Escola de Medicina da Universidade do Minho, revela o que representa para si ter sido distinguida com este galardão e, paralelamente, revela a sua vontade de estudar fora de Portugal.


    Notícias (N.) – O que é que te motiva a seres uma boa aluna?
    Tânia Gorete Barros (T.G.B.) – Desde os primeiros anos de escolaridade que gosto de estudar e de aprender coisas novas. Contudo, para ser um bom aluno, mais do que estudar muito, acho fundamental manter um equilíbrio entre o estudo e o lazer.


    N. – Ficas-te surpreendida por teres sido escolhida para receber uma bolsa de âmbito escolar?
    T.G.B. – Sim.


    N. – Uma vez que recebeste esta bolsa, em que medida é que te vai ajudar?
    T.G.B. – Frequentando de momento a faculdade e tendo em conta que a longa duração do curso, pretendo guardar uma parte para utilizar caso surja alguma necessidade e gostava de utilizar outra parte para investir na minha formação, nomeadamente um curso de língua gestual.


    N. – Que dificuldades encontra um estudante que acaba o 12.º ano e entra na Universidade?
    T.G.B. – Na minha opinião, a maior dificuldade verificada pelos alunos que ingressam no ensino superior é a adaptação. Este é um período de grandes mudanças na vida dos jovens, quer pelo facto de estarem longe de casa e da família quer pelo nível de exigência verificado no ensino superior, sendo-lhes também incutidas novas rotinas e, principalmente, novas responsabilidades.


    N. – Neste momento frequentas o 1.º ano de Medicina na Escola de Medicina da Universidade do Minho. Quais são as tuas expectativas para o futuro?
    T.G.B. – Em relação ao futuro, neste momento tão precoce do curso, possuo mais as questões do que respostas. Todavia, pretendo terminar o mestrado, ingressar numa especialidade e gostava também de estagiar no estrangeiro.

    Num minuto…

    Nome: Tânia Gorete Rocha Barros
    Idade: 18 anos
    Natural: Viana do Castelo
    Reside: Viana do Castelo
    Hobby: Passear com as minhas cadelas
    Livro preferido: “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen
    Disco/músico preferido: “The Cinematic Orchestra”
    Filme que mais gostei: “Edward Scissorhands”
    Prato preferido é: Arroz de marisco
    Praia: Lagoa de Óbidos
    País: Portugal
    Férias em: Portugal
    Viagem que gostava de fazer: Londres
    Objectivo de vida: Ser feliz, tanto pessoal como profissionalmente
    O que me inspira é: a minha família