Rotary Club de Viseu tem novo clube "Gémeo" no Brasil

Realizou-se em Viseu no passado domingo, dia 9 de outubro, a cerimónia de geminação do Rotary Club de Viseu (Portugal), com o Rotary Club de Santos (Brasil), o terceiro clube mais antigo do Brasil.

A ideia surgiu “em outubro de 2015, quando esteve cá o companheiro do Rotary Club de Santos, Arlindo Salgueiro”, revelou a presidente do Rotary Club de Viseu, Maria José Santos. “Tudo começou porque esse companheiro tem familiares aqui em Viseu, e depois porque temos uma figura histórica em comum: José Bonifácio.”

José Bonifácio foi um estadista e poeta brasileiro, decisivo para a independência do Brasil. Passou ainda uma temporada em Portugal, onde estudou na Universidade de Coimbra. Em fevereiro foram iniciados os preparativos para a vinda de alguns membros do Rotary Club de Santos a Portugal.

O Clube anfitrião proporcionou aos companheiros de Santos, um dia diferente e animado, começando com um passeio ao Centro Histórico de Viseu, com passagem por locais que evocam o movimento rotário. Em seguida teve lugar uma receção na Câmara Municipal de Viseu pelo Presidente Almeida Henriques.

A tão esperada cerimónia de geminação aconteceu na sede do Rotary Club de Viseu e foi seguida de um almoço de confraternização num restaurante da cidade, onde foi possível desfrutar a simpatia contagiante dos companheiros do Rotary Club de Santos, bem como de todos os Companheiros de clubes amigos que estiveram presentes.

A presidente viseense afirmou ainda que o evento foi “muito interessante devido à intensa troca de ideias e informações entre os dois clubes e países”. De projetos em conjunto, destaca a Homenagem a José Bonifácio, que acontecerá em junho de 2017. “Os membros do clube deixaram bastante material para fazermos a semana José Bonifácio”. Para além disso vão ainda organizar um projeto de saúde pública comum, chamado “Coração Alerta”.