Presidente Eleito do Rotary Club de Oliveira de Azeméis vai representar o Rotary no "Dias das Boas Ações" no Porto

Data: 21/03/17

Porto - O "Dia das Boas Ações", iniciativa anual de solidariedade internacional que decorre em simultâneo em 75 países, chega pela primeira vez a Portugal, e o Porto foi a cidade escolhida para o evento, que vai decorrer a 2 de abril, com o apoio do Rotary.

João Rebelo Martins, presidente eleito do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, foi desafiado a ser embaixador do evento e achou que seria fundamental associar o Rotary a este dia. “"Boas Ações" é pelo que tento pautar a minha vida e o Rotary tem um papel fundamental na minha vida. Assim, só tinha sentido eu ser embaixador do evento se Rotary se pudesse associar ao evento, dando o nosso exemplo, mostrando a nossa história, demonstrando os nossos projetos locais e globais.”

O Dia das Boas Ações "vai decorrer na Praça dos Poveiros, no Porto, e conta com o apoio da câmara municipal e a participação de várias Organizações Não Governamentais (ONG), que pretendem promover a sua missão e recrutar voluntários", lê-se num comunicado enviado pela organização do evento à Agência Lusa. Nessa data será ainda possível "presenciar diversas atividades como "workshops" para crianças e adultos, aulas de ioga, fazer recolha de alimentos e de outros bens, bem como assistir a animação musical", acrescentou Ana Baldaia, uma das organizadoras à Lusa.

Para além disso vai ainda decorrer um concurso de arte de rua, em que os participantes são convidados a pintar murais, e a organização vai presentear o "vencedor com um cheque-ensino de mil euros, que depois poderá utilizar em qualquer instituição em que queira receber formação".

O evento, a nível mundial, teve início em 2007, em Israel, e foi criado pela empresária e filantropa Shari Arison. Segundo Ana Baldaia, a chegada a Portugal decorre do facto de a empresária israelita ter em 2016 "adquirido uma participação numa empresa portuguesa, manifestando depois o desejo de incluir o país no roteiro do evento". O principal objetivo deste dia é apelar “às boas ações e ao voluntariado para que as pessoas sintam como é bom ajudar o próximo e criar uma sensação de conforto pelo impacto positivo que se provoca nos outros”.

Ainda de acordo com a organização, a nível mundial, “estima-se que se associem 1,5 milhões de voluntários e cerca de 1500 projetos".