Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Ponta Delgada

No passado dia 27 e 28 de Julho, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Ponta Delgada, na qual fui gentilmente recebido pela Presidente, Companheira Maria Leonor Anahory, e pela Governadora Assistente dos clubes do Grupo 2, Companheira Governadora Indicada Ilda Braz.
No primeiro dia realizámos uma visita ao serviço de oncologia do Hospital do Divino Espírito Santo, no qual foram feitas obras de requalificação no final do passado ano rotário, através de um subsídio global, o que permitiu uma melhoria significativa do serviço prestado e das condições de vida dos utentes.
No dia 28, pelas 10h00, decorreu a reunião do Conselho Director, no Hotel Royal Garden, na qual o clube me apresentou as principais actividades que pretende levar a cabo ao longo deste ano rotário e que vão ao encontro das ênfases da minha Governadoria, designadamente aumento do quadro social, importância das Novas Gerações e erradicação da Polio. Relativamente ao quadro social, o clube conta actualmente com 24 sócios efectivos, dos quais dois foram emblemados já este ano: no dia 4 de Julho, o Companheiro José Melo, cuja classificação rotária é Engenharia Agrícola e por ocasião desta Visita Oficial, durante o jantar festivo, o Companheiro Maximiniano Almeida, cuja classificação rotária é Banca. A Companheira Presidente referiu que está prevista a entrada de pelo menos mais sete Companheiros ainda este ano, todos eles bastante jovens, na casa dos 40 anos, líderes de excelência nas suas áreas de actuação e com valores vincados de ética e paz, o que me deixou naturalmente satisfeito.
No que diz respeito às Novas Gerações, o clube está a preparar um projecto conjunto com o Rotaract, que será divulgado brevemente, e vai apostar na criação de um clube Interact, dando uma nova dinâmica ao alargamento do movimento.
Após a reunião, apresentei cumprimentos na Câmara Municipal de Ponta Delgada, onde fui recebido pelo Presidente, Dr. José Manuel Bolieiro, com quem tive a oportunidade de trocar algumas impressões sobre a realidade social do Município e sobre a acção do Rotary Club na sua comunidade.
O jantar festivo teve início pelas 20h00, em casa da Companheira Governadora Assistente Ilda Braz e do seu esposo, que gentilmente cederam o espaço para a realização daquele que, para além de ser o jantar da minha Visita Oficial, acabou por ser um evento Rotary Day de cariz solidário, que contou com a presença de 108 convidados e cujos fundos reverteram a favor da causa da erradicação da Polio.
Nesta festa estiveram presentes a Secretária Regional Adjunta dos Assuntos Parlamentares, Dr.ª Isabel Rodrigues, a Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, responsável pelo Pelouro de Desenvolvimento Social, Dr.ª. Fátima Rego e ainda o Dr. João Mota Amaral, ex-Presidente da Assembleia Regional dos Açores.
Este jantar primou pela criatividade no seu formato, pois tendo cumprido todas as formalidades inerentes ao movimento rotário, integrou-se nas comemorações das tradicionais festas do Divino Espírito Santo e por isso a animação musical ficou a cargo dos chamados foliões, que deslumbraram todos os presentes com os seus cantares tradicionais. Este formato diferente permitiu ter a presença não só de companheiros do clube, como também de vários convidados e amigos da comunidade, e por isso foi bastante positivo no que respeita à divulgação da imagem pública do Rotary e daquilo que fazemos.
O jantar decorreu num excelente ambiente de companheirismo, partilha e convivência, tendo terminado com a tradicional troca de lembranças, em que ofereci à Companheira Maria Leonor Anahory uma placa com a inscrição do lema do Presidente de RI, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.