Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Palmela

No passado dia 22 de Setembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Palmela, na qual fui recebido pelo seu Presidente, Companheiro Jaime Filipe Puna, cerca das 16h45, junto ao marco rotário da cidade, construído em Junho de 2014.

A visita iniciou-se na Santa Casa da Misericórdia de Palmela, onde fomos recebidos pelo Sr. Provedor, Dr. Francisco Cardoso, que, para além de nos fazer uma visita guiada, explicou detalhadamente o trabalho levado a cabo pela Instituição, o funcionamento e a estrutura deste que é um parceiro institucional do Rotary Club de Palmela.

De seguida apresentei cumprimentos ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Dr. Álvaro Amaro, na casa mãe da Rota dos Vinhos, onde fomos presenteados com um agradável moscatel de honra e tivemos a oportunidade de abordar alguns aspectos essenciais do panorama e das necessidades sociais da população do Concelho.

Na reunião com o Conselho Director, o clube fez uma apresentação das principais actividades a realizar no decorrer deste ano rotário, entre as quais a homenagem ao profissional do ano, o apoio à iniciativa da autarquia que consiste na recolha dos livros escolares e a realização de palestras conjuntas com os clubes mais próximos geograficamente, o que, no entender do Companheiro Presidente, confere uma maior dinâmica ao movimento rotário, e cujas receitas revertem para Instituições do Concelho. O principal foco do clube são os serviços à comunidade, por isso, para além do apoio à Santa Casa da Misericórdia de Palmela, está também em vista uma colaboração com o Centro Social, numa lógica de diversificação do apoio e da interligação entre o clube e outras Instituições.

No que diz respeito ao Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão, o clube conta com 11 companheiros, apenas homens, pelo que o objectivo passará pelo aumento de sócios, mas também pela admissão de companheiras. O Companheiro Presidente respondeu de forma positiva ao meu desafio e garantiu que até ao final do ano rotário o clube terá pelo menos mais dois novos sócios.

No jantar festivo, que se iniciou pelas 20h30 no Restaurante Dª Isilda, estiveram presentes 50 companheiros, dos Rotary Clubs de Almada, Barreiro, Lisboa, Lisboa-Belém, Moita, Montijo, Sesimbra, Setúbal e Tavira, entre os quais os Companheiros Past-Governadores José Coelho (2011-2012) e António Mendes (2014-2015).

O jantar foi repleto de momentos altos: o Companheiro Past-Governador António Mendes falou acerca da importância da distinção com o emblema Paul Harris Fellow, e de seguida foram emblemados os Companheiros Jaime Filipe Puna e Pedro Nunes Rodrigues. Houve também um momento Polio, em que foi feito o apelo aos companheiros para se juntarem a esta tão nobre causa, e por fim um momento musical, protagonizado pela Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela, que tocou harpa e flauta de sopro.

A encerrar esta noite extremamente agradável, troquei lembranças com o Companheiro Jaime Filipe Puna, a quem ofertei uma peça com o lema de Rotary International para este ano: “Rotary a Serviço da Humanidade”, tendo o Companheiro gentilmente retribuído com o um livro histórico sobre a região de Palmela, designadamente sobre a História do Castelo desde o Islamismo até à era cristã, e com uma garrafa do premiado vinho moscatel roxo.