Visita Oficial do Governador ao Rotary Club das Caldas da Rainha

No passado dia 12 de Setembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club das Caldas da Rainha, na qual fui recebido pelo seu Presidente, Companheiro Joaquim Monteiro, cerca das 15h30.

A visita iniciou-se no Museu da Cerâmica, durante a qual tive a oportunidade de conhecer o seu espólio, um momento que foi bastante agradável e gratificante, sendo que no final o Director do Museu, o Dr. Carlos Coutinho, me presentou com um interessante livro sobre a colecção do Museu.

De seguida, apresentei cumprimentos na Câmara Municipal das Caldas da Rainha na pessoa do seu Presidente, Dr. Fernando Ferreira, com quem tive uma reunião de trabalho acerca das actividades de interacção entre o Rotary e a autarquia em prol da sua comunidade.

Às 18h30, realizou-se na sede do clube a reunião com o Conselho Director, que me apresentou um plano estratégico bastante completo, com as actividades e a sua calendarização. Como principal projecto deste ano, o clube apresentou o projecto “As crianças primeiro”, que consiste numa parceria com o Banco Alimentar do Oeste, em que, durante um ano, serão entregues três alimentos essenciais para as crianças, nomeadamente leite em pó, papas e cereais.

Para além deste projecto, existem ainda outros que estão previstos para este ano, designadamente: atribuição dos prémios escolares aos melhores alunos das escolas do Concelho, distinção do empresário do ano, realização de duas colheitas de sangue, rastreios auditivos gratuitos para as crianças do Concelho, entrega de um aparelho à corporação de Bombeiros Voluntários, abertura de uma loja solidária de roupas e brinquedos para crianças e a realização de um concerto solidário.

No que respeita ao Quadro Social, o Rotary Club das Caldas da Rainha, um clube que conta com mais de 60 anos de existência, tem 22 companheiros, tendo admitido nos últimos quatro anos oito novos companheiros, e estando prevista a entrada de pelo menos mais um até ao final deste ano rotário.

O jantar festivo da visita realizou-se, como habitual, no Restaurante “A Lareira”, tendo contado com a presença de 54 companheiros de vários clubes, entre os quais Alcobaça, Benedita, Bombarral, Carnaxide, Lisboa-Benfica, Peniche, Rio Maior, Tavira Torres Vedras (Distrito 1960) e Guarda (Distrito 1970), o Governador Eleito Companheiro Afonso Malho (Rotary Club da Moita),a Governadora Assistente Márcia Reis,  vários convidados e amigos, como o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e um jovem que está a fazer um intercâmbio patrocinado pelo clube.

Este jantar foi abrilhantado pela actuação da Banda de música de Óbidos, que tocou piano, e teve como ponto alto a entrega de um Paul Harris Fellow ao Companheiro Luís Gomes.

Foi uma noite bastante agradável, sob os ideais rotários de companheirismo e convivência, que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Presidente uma placa alusiva ao lema do Presidente de RI, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, e recebido uma belíssima peça Bordalo Pinheiro.