Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Alcobaça

No passado dia 19 de Setembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Alcobaça, na qual fui recebido pelo seu Presidente, Companheiro Pedro Paulo.

A visita iniciou-se na Câmara Municipal de Alcobaça, onde apresentei cumprimentos ao Presidente do Executivo, Dr. Paulo Inácio, e ao Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência, Dr. João Paulo Costa, com quem tive oportunidade de trocar algumas impressões sobre a realidade social do Concelho de Alcobaça e de que forma o Rotary pode interagir com o Município para colmatar as necessidades da sua população.

De seguida, visitámos o marco rotário de Alcobaça, que me impressionou bastante pela sua dimensão e projecção no espaço, de onde partimos em direcção ao Museu Nacional do Vinho. Aí, fomos recebidos pelo seu Director, Dr. Alberto Guerreiro, que nos fez uma visita guiada, dando a conhecer o espólio nacional deste Museu e todo o equipamento relacionado com a enologia. No final, realizou-se uma agradável prova de vinhos, organizada pela Cooperativa de Vinhos de Alcobaça.

A reunião com o Conselho Director do clube iniciou-se pelas 18h00 na sua sede, que foi cedida pela autarquia, e nesta reunião fiquei a conhecer quais as principais acções que o clube definiu para executar neste ano rotário, entre as quais a atribuição de três bolsas de estudo a alunos que frequentam o Ensino Superior, a distinção não de um, mas sim de dois Profissionais do Ano, à semelhança do que aconteceu no ano passado e também a dinamização de acções de companheirismo e convivência, como visitas e actividades conjuntas com outros clubes, estando a primeira prevista para o dia 19 de Novembro. Do plano de acção do clube consta também a participação no projecto do seu clube padrinho, o Rotary Club das Caldas da Rainha, intitulado “As crianças primeiro”, que consiste numa parceria com o Banco Alimentar do Oeste, em que, durante um ano, serão entregues três alimentos essenciais para as crianças, nomeadamente leite em pó, papas e cereais.

Para além disso, o Rotary Club de Alcobaça está focado na recuperação sustentada do seu quadro social, uma vez que já teve 35 companheiros, quando foi construído o marco rotário, e neste momento são apenas 21, e também numa maior utilização das plataformas online de que o Rotary Central dispõe.

O jantar festivo realizou-se no Hotel Santa Maria, pelas 20h00, e contou com a presença de 45 companheiros, dos Rotary Clubs da Benedita, Bombarral, Caldas da Rainha, Peniche, Porto de Mós, Rio Maior e Tavira a Governadora Assistente dos clubes do grupo 5, Companheira Márcia Reis, convidados e amigos.

Numa noite extremamente agradável, que proporcionou a todos uma excelente oportunidade para conviver sob os ideais rotários de companheirismo, fomos brindados com um momento cultural protagonizado pelo tenor Filipe de Moura, um jovem de Alcobaça com muito talento.

O jantar terminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Pedro Paulo uma placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.