Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Lisboa-Benfica

No passado dia 19 de Julho, realizei a minha primeira Visita Oficial enquanto Governador do Distrito 1960, ao Rotary Club de Lisboa-Benfica. Como é tradição, a primeira Visita Oficial é feita ao clube do Governador cessante, neste caso o Companheiro Past-Governador Miguel Real Mendes. Nesta visita fui acompanhado pelo Presidente do clube, Companheiro Teodoro Pérez Infante e pela Governadora Assistente dos clubes do Grupo 15, Companheira Ana Lúcia Pereira.
A visita iniciou-se na Casa do Cottolengo do Padre Alegre, na Ameixoeira, uma Instituição gerida por irmãs freiras que se dedicam a cuidar de pessoas com grandes carências e dificuldades de locomoção, onde tive a oportunidade de visitar e conhecer as instalações, bem como o trabalho que as irmãs levam a cabo diariamente.
Na reunião com o Conselho Director do clube, foi-me apresentado o plano de acção do mesmo para este ano rotário, que vai incluir diversas iniciativas, designadamente: continuação do projecto de apoio à Casa do Cottolengo do Padre Alegre, um projecto desenvolvido em conjunto com os Rotary Clubs de Lisboa-Centro, Lisboa-Olivais, Lisboa-Lumiar e Lisboa-Norte e com a comparticipação da Fundação Rotária Portuguesa, que consiste na entrega mensal de bens alimentares e de higiene; atribuição de duas bolsas de estudo a alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional; atribuição da distinção “Lisboeta do ano”; apoio à escola infantil de música; realização de atividades de convívio com clubes de Lisboa e Espanha; visitas culturais, entre muitos outros.
No que diz respeito ao Quadro Social, o Rotary Club de Lisboa-Benfica tem 27 sócios, sendo de salientar que é mais de metade destes sócios tem uma idade inferior a 50 anos.
O jantar festivo realizou-se no Hotel Marriott, no qual estiveram presentes cerca de 55 convidados, 18 Rotary Clubs e seis Past-Governadores: Companheiro Past-Governador Miguel Real Mendes (Rotary Club Lisboa-Benfica, 2015-2016), Companheiro Past-Governador António Mendes (Rotary Club de Almada, 2014-2015), Companheiro Past-Governador Luís Miguel Duarte (Rotary Club Lisboa-Olivais, 2012-2013), Companheiro Past-Governador Artur Almeida e Silva (Rotary Club de Algés, 2006-2007), Companheiro Past-Governador Henrique Gomes de Almeida (Rotary Club de Cascais-Estoril, 2002-2003) e Companheiro Past-Governador Carlos Carmona (extinto Rotary Club da Amadora, 2001-2002).
Neste jantar foi feita a emblemagem da nova Companheira Ângela Piçarro, cuja classificação rotária é Farmacêutica e que foi apadrinhada pela Companheira Maria Isabel Rosmaninho. O Companheiro Presidente do clube, na sua intervenção, abordou o projecto que tem para este clube que registou um crescimento de 80% nos últimos dois anos, projecto que vai passar pela colaboração com o poder político central e pela criação de diversas parcerias a nível administrativo e social.
Após a troca de lembranças, em que ofereci ao Companheiro Teodoro Pérez Infante uma placa alusiva ao lema deste ano rotário: “Rotary a serviço da Humanidade”, que gentilmente retribuiu com a oferta de um livro sobre a Polio, da autoria da Companheira Demet Duarte (Rotary Club Lisboa-Olivais), teve lugar um excelente momento musical protagonizado pelo músico espanhol Xavier Placa Pérez, que deslumbrou todos os presentes.