Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Vila Franca de Xira

No passado dia 17 de Fevereiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Vila Franca de Xira, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Rui Carvalho.

A visita iniciou-se às 09h30 com a apresentação de cumprimentos no Município de Alenquer, onde fomos recebidos pelo Presidente, Dr. Pedro Folgado, que reiterou a disponibilidade de a autarquia colaborar em projectos futuros do clube.

Após a fotografia no marco rotário de Alenquer, seguimos para o Município de Arruda-dos-Vinhos, onde fomos recebidos pelo Vereador Dr. Mário Anágua e pelo Chefe de Gabinete, Dr. Nelson Lopes, com quem tive a oportunidade de trocar impressões sobre o panorama do Concelho do ponto de vista social e também sobre formas de colaboração entre a autarquia e o clube.

No período da tarde, após um agradável almoço no Restaurante O Fuso, visitámos o marco rotário de Alverca e dirigimo-nos à Fundação CEBI - Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que dirige a sua actividade para crianças, jovens, Idosos e famílias, com particular atenção aos mais desfavorecidos. Fomos recebidos pelos elementos da Direcção, que nos fizeram uma visita guiada pelas instalações e explicaram o trabalho desenvolvido pela Instituição, que se norteia pelos valores e princípios do humanismo, da solidariedade e da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento sustentável. É de salientar que esta Instituição já beneficiou de um projecto do Rotary Club de Vila Franca de Xira, um projecto de combate à fome, que consistiu na entrega de arroz aos quatro Concelhos abrangidos pelo clube: Alenquer, Arruda-dos-Vinhos, Benavente e Vila Franca de Xira.

Cerca das 16h30 apresentei cumprimentos na Câmara Municipal de Benavente, na pessoa da Vereadora Dr.ª Catarina Pinheiro Vale, tendo seguido depois para o marco rotário de Vila Franca de Xira, e por fim para a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, onde fomos recebidos pelo Presidente, Dr. Alberto Mesquita, e pelos membros do executivo, com quem tive uma reunião em que foi essencialmente abordada a questão do estabelecimento de parcerias entre as duas entidades, com vista à prossecução de um objectivo comum: o serviço à comunidade.
A reunião com o Conselho Director teve início às 19h15, e nela o clube fez uma apresentação dos principais projectos para este ano rotário, entre os quais: visita à Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira, na época do Natal, e que se irá repetir na Páscoa; continuação do projecto de combate à fome com a entrega de arroz aos Municípios para posteriormente ser distribuído pelas Instituições; apoio à abertura de uma loja social da Câmara Municipal de Arruda-dos-Vinhos, através do contacto com empresários locais e ainda apoio a IPSS do Concelho de Benavente, que solicitou este apoio ao clube.

O jantar festivo realizou-se no Lezíria Park Hotel e nele estiveram presentes 22 companheiros, dos clubes de Carnaxide, Lisboa-Benfica, Lisboa-Oeste, Odivelas e Tavira.

O momento alto da noite foi a emblemagem de um novo sócio, Companheiro Fernando Pedro Moutinho, cuja classificação rotária é Arquitectura Paisagística, emblemagem que vem assim reforçar e aumentar o Quadro Social do Rotary Club de Vila Franca de Xira para onze companheiros.

Foi uma noite que decorreu sob os ideais rotários de salutar  companheirismo e convivência e que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Rui Carvalho uma placa com o lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.