Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Sines

No passado dia 18 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Sines, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Filipe Raposo.

A visita iniciou-se com uma reunião na Santa Casa da Misericórdia de Sines onde foi feita uma apresentação do CLDS 3G Viver+ Sines, um projecto de intervenção que tem como objectivo promover a inclusão socioprofissional dos cidadãos residentes no concelho de Sines, de forma multissectorial, integrada e multidisciplinar, através de acções a executar em parceria, com enfoque na integração, na equidade e coesão social, no desenvolvimento de acções para a capacitação e aumento de competências dos indivíduos e da comunidade, visando combater o desemprego e a pobreza, particularmente a infantil. Ainda no âmbito de acção da Santa Casa da Misericórdia, visitámos a Loja Social e a Rede Local de Intervenção Social (RLIS), um serviço de atendimento e acompanhamento social para famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social.

De seguida, apresentei cumprimentos na Câmara Municipal de Sines ao Presidente, Dr. Nuno Mascarenhas, que traçou um retrato social do Concelho, diagnosticando as principais dificuldades e explicando de que forma o clube pode ajudar a comunidade na qual está inserido.
Tivemos ainda a oportunidade de visitar o Museu, a Biblioteca e a Escola de Artes de Sines e um espaço de ocupação de tempos livres direccionado para jovens e crianças com graves carências económicas.

Na reunião com o Conselho Director, foi feita a apresentação do plano anual de actividades, que inclui, entre outras, a entrega de roupa e brinquedos à Santa Casa da Misericórdia de Sines e a colaboração com cinco corporações de Bombeiros.

O jantar festivo realizou-se no Restaurante Dom Vasco e nele estiveram presentes 30 convidados, dos clubes de Sines e Tavira e também o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Sines, Luís Venturinha de Vilhena.

Este jantar, que foi a expressão dos ideais rotários de companheirismo e confraternização, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Filipe Raposo a placa com a inscrição do lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.