Visita Oficial do Governador ao Rotary Club do Sesimbra

No passado dia 07 de Novembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Sesimbra, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Filipe Cunha.

A visita iniciou-se cerca das 15h00, nos Paços do Concelho, tendo apresentado cumprimentos e reunido em audiência com a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Felícia Costa. Pelas 16h15, fomos recebidos na Universidade Sénior do Rotary Club de Sesimbra pelo reitor Jorge Santos, que nos fez uma visita guiada pelas instalações e deu a oportunidade de assistir a uma aula que estava a decorrer.

Seguimos depois para a Cercizimbra, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que foi criada em 1976 e tem como missão a promoção e inclusão de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência e incapacidades, através da criação de respostas diversificadas e adaptadas às necessidades, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. O Presidente da Direcção, Dr. Jorge Rato, mostrou-nos o edifício sede e também o dormitório e foi explicado o apoio que o Rotary Club de Sesimbra tem dado à Instituição, nomeadamente, através da aquisição de mobiliário.

Na reunião com o Conselho Director foi apresentado o plano de actividades a desenvolver durante este ano rotário, designadamente: realização do ciclo de conferências anual, organização de uma conferência sobre saúde conjuntamente com um rastreio à diabetes, rastreio de prevenção do cancro da pele, divulgação da Universidade Sénior, de forma a aumentar a capacidade e o número de alunos e ainda dinamização do Rotaract, que tem estado pouco activo.

No que respeita ao Quadro Social, o clube de Sesimbra tem 13 companheiros e, indo de encontro às metas que estabeleci este ano, pretende admitir pelo menos mais dois sócios até ao final do ano, preferencialmente senhoras, para manter o equilíbrio. O jantar festivo realizou-se no Hotel do Mar e contou com a presença de 35 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Almada (clube padrinho), Moita (Governador Eleito Companheiro Afonso Malho), Palmela, Setúbal e Tavira.

Foi uma noite bastante agradável e afável, pautada pelos ideais rotários de companheirismo e convivência, que, após as intervenções protocolares, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Filipe Cunha uma placa alusiva ao lema do Presidente de RI, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que retribuiu com um magnífico livro sobre o Cabo Espichel, da autoria do Companheiro Carlos Sargedas.