Visita Oficial do Governador ao Rotary Club da Praia da Rocha

No passado dia 31 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club da Praia da Rocha, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro José Ferreira.

Pelas 16h00 apresentei cumprimentos à Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr.ª Isilda Gomes, com quem tive oportunidade de trocar algumas impressões.

Seguimos para a reunião com o Conselho Director do clube, que me apresentou as principais actividades já realizadas no primeiro semestre deste ano rotário, entre as quais a iniciativa “À volta dos livros”, que todos os meses leva à sede do clube um escritor da região com obras já publicadas para falar sobre as mesmas; realização de palestras com convidados de renome, entre os quais o Secretário de Estado das Pescas, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, entre outros; entrega de 180 t-shirts a crianças carenciadas do Ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão e ainda o projecto “Há UV na Praia da Rocha”.

Este projecto arrancou no Verão de 2016 e consiste numa parceria com a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, que dispõe de uma estação meteorológica de medição dos raios Ultravioleta (UV) e que comunica os dados para que diariamente seja hasteada na praia uma bandeira com a cor correspondente ao nível de radiação, estando também disponível para download uma aplicação para smartphones.

Para além destas, está ainda prevista a realização de outras iniciativas até ao final do ano, nomeadamente uma palestra com o atleta paralímpico Jorge Pina, em Fevereiro, a comemoração do aniversário do clube e simultaneamente a Homenagem ao Profissional do Ano, em Março, e uma exposição sobre o clube e o movimento rotário, em Abril.

Foi ainda abordada a questão do Quadro Social, que neste momento tem 20 companheiros, um dos quais sócio honorário, estando prevista a emblemagem de pelo menos mais um sócio este ano.

O jantar festivo realizou-se pelas 20h30 no Hotel Júpiter e nele estiveram presentes 30 companheiros, dos Rotary Clubs de Lagos e Tavira, para além do clube anfitrião. Foi um jantar intimista e em ambiente familiar, devido à recente perda de uma Companheira do clube, Companheira Margarida Mira Cartaxo.

No final das intervenções protocolares, deu-se por encerrado o jantar com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro José Ferreira a placa com a inscrição do lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.