Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Porto de Mós

No passado dia 14 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Porto de Mós, na qual fui amavelmente recebido pela Presidente do clube, Companheira Olga Silvestre, pelas 14h30 na Câmara Municipal, onde apresentei cumprimentos ao Vice-Presidente, Vereador dos Pelouros de Economia e Finanças, Cultura e Turismo, Dr. Albino Januário.

De seguida tivemos a oportunidade de visitar o ex-libris da cidade, o Castelo de Porto de Mós, também conhecido como Castelo de D. Fuas Roupinho, cuja origem remonta à Idade Média e a arquitectura é sobejamente conhecida, bem como a sua ligação à Batalha de Aljubarrota.
A reunião com o Conselho Director realizou-se na sua sede, na Serra Ventoso, e nela fiquei a conhecer quais as actividades que o clube pretende dinamizar este ano rotário, nomeadamente: candidatura de quatro projectos à Fundação Rotária Portuguesa (atribuição de prémios escolares, angariação de fundos para instrumentos musicais, entrega de um par de óculos a uma criança que frequenta o sexto ano de escolaridade e entrega de cabazes de Natal); entrega de duas bolsas de estudo a dois Universitários que frequentam o curso de Medicina; realização de dois eventos de cariz solidário; distinção do profissional do ano; cerimónia de abertura oficial do ano lectivo da Universidade Sénior de Porto de Mós e organização de um encontro/festival de cavaquinhos com a presença de todas as Universidades Sénior do Rotary.
No que respeita ao Quadro Social, o Rotary Club de Porto de Mós tem dez companheiros e já tem em vista pessoas a quem vai dirigir o convite.

É ainda de salientar que na reunião foi entregue o par de óculos à referida criança, que esteve presente com a sua família, e houve um momento musical protagonizado pelos alunos da Universidade Sénior, seguido de um lanche partilhado.

No jantar festivo estiveram presentes 40 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Alcobaça, Benedita, Moita e Rio Maior, o Presidente da Junta de Freguesia de Porto de Mós – S. João Baptista e S. Pedro, Dr. José Gomes dos Santos, alunos da Universidade Sénior e Amigos.

Houve um momento cultural de canto lírico, protagonizado pelos Companheiros António Alves e Beatriz Volante, naquela que foi uma excelente noite de saudável companheirismo e que culminou com a troca de lembranças, tendo oferecido à Companheira Olga Silvestre a peça com o lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que gentilmente retribuiu um belíssimo azulejo alusivo à prova quádrupla.