Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Portalegre

No passado dia 02 de Fevereiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Portalegre, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Eduardo Relvas.

Após uma visita ao Museu das Tapeçarias, um local único no Mundo onde estão expostas as mais belas tapeçarias típicas da região, apresentei cumprimentos à Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Dr.ª Maria Adelaide Teixeira, tendo trocado algumas impressões sobre a realidade social do Concelho e de que forma o clube pode interagir com a autarquia em prol de uma causa comum, o serviço prestado à comunidade.

Na reunião com o Conselho Director do clube, foram abordados os seis principais objectivos a atingir este ano rotário, nomeadamente comemorar o 25º aniversário, consolidar o modo de funcionamento do clube e contribuir para a manutenção e desenvolvimento do quadro social, promover actividades de apoio e incentivo às novas gerações, de serviço à comunidade e à Rotary Foundation, participar e desenvolver laços de amizade com outros clubes e, por fim, reforçar a imagem pública do clube na comunidade onde está inserido.

No âmbito da concretização destes objectivos, foi feito um balanço das actividades já realizadas, nomeadamente a participação de três jovens no Acampamento Internacional de Cáceres, a participação de um jovem no VI Curso de Liderança promovido pelo Rotary Club de Abrantes, a atribuição do Prémio José Régio, em parceria com o Rotary Club de Vila do Conde (Distrito 1970), a realização do “Chá no Museu”, cujos fundos reverteram a favor do Projecto dos Cônjuges, a realização de uma primeira reunião com vista à criação de um clube de jovens (Rotaract ou Interact), a distinção do aluno melhor companheiro e a actividade bandeira deste clube, realizada há mais de 15 anos, a campanha de recolha de tampinhas para aquisição de cadeiras de rodas.

O jantar festivo teve lugar no Restaurante O Martinho e nele estiveram presentes 51 convidados, entre os quais companheiros dos Rotary Clubs de Abrantes, Castelo Branco, E-Club Portugal D1960 e Tavira, a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Dr.ª Maria Adelaide Teixeira, convidados e amigos.

O momento alto do jantar foi a emblemagem de seis novos companheiros, reforçando assim o quadro social, que conta agora com 26 sócios efectivos e dois sócios honorários. Foram emblemadas as Companheiras Paula Tomaz (Conselheira de Orientação Profissional), Rosa Pinheiro (Ensino Secundário) e Isilda Garraio (Ensino Secundário) e os Companheiros Luís Santos (Gestor Agroalimentar), Rui Correia (Medicina Dentária) e Gonçalo Lourenço (Engenharia Mecânica).

Foi uma noite bastante agradável e afável, pautada pelos ideais rotários de companheirismo e convivência, que, após as intervenções protocolares, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Eduardo Relvas uma placa alusiva ao lema do Presidente de RI, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.