Visita Oficial do Governador ao Rotary Club da Moita

No passado dia 15 de Novembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club da Moita, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro João Candeias, e acompanhado pelo Governador Eleito, Companheiro Afonso Malho.

Pelas 11h00 começámos por visitar a fábrica de bacalhau "Riberalves", cujas instalações ficam situadas no Rosário (Moita) e onde tivemos a oportunidade de acompanhar todas as fases do processo de produção do bacalhau.

No período da tarde, após o habitual encontro junto ao Marco Rotário, fomos recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal da Moita, Dr. Rui Garcia, para uma audiência que permitiu a troca de impressões sobre o trabalho que o clube tem vindo a desenvolver na sua comunidade e de que forma podem ser feitas parcerias com a autarquia.

Seguimos depois para a loja de Apoio Social "Cais de Terapias", no Largo do Mercado, uma loja que vem prestando um significativo apoio à comunidade local em várias vertentes.

Na reunião com o Conselho Director o clube apresentou as principais actividades que vai realizar este ano rotário, designadamente: atribuição de onze bolsas de estudo a alunos do Ensino Secundário, Técnico-Profissional e Superior; a distinção do Profissional do Ano; continuação do apoio prestado às Instituições de Solidariedade da sua comunidade; interacção com os clubes mais próximos através da realização de palestras conjuntas e ainda aumento do quadro social em mais dois companheiros.

O jantar festivo realizou-se no Restaurante A Freira e nele estiveram presentes 33 pessoas, entre as quais companheiros dos clubes do Barreiro, Bombarral, Lisboa-Estrela, Lisboa-Parque das Nações, Odivelas e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970). O momento alto da noite foi a emblemagem do Companheiro João Miguel Neves com um Paul Harris Fellow.

Foi uma noite que decorreu sob os ideais rotários de companheirismo e convivência e que, após as intervenções protocolares, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro João Candeias uma placa com o lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que retribuiu com um magnífico livro sobre o Estaleiro Naval Jaime Costa.