Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Loures

No passado dia 27 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Loures, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Carlos Esteves, pelas 15h00.

A visita iniciou-se na Casa de Santa Tecla (tutelada pela Associação Luís Pereira da Mota) que trabalha com idosos e pessoas com deficiência e à qual o Rotary Club de Loures tem vindo a prestar o seu apoio com donativos regulares ao longo dos últimos 30 anos. Fomos recebidos pelo seu Presidente, que nos fez uma visita guiada e falou do trabalho desenvolvido por esta Associação, que me deixou bastante impressionado.

Seguimos para a Escola Preparatória da Apelação, onde fomos recebidos pelo Director e pelo Presidente do Conselho-Geral e procedemos à inauguração de uma sala que foi baptizada com o nome do fundador do movimento rotário, Paul Harris. Fomos brindados com uma actuação musical a cargo da Orquestra da Escola e também com um beberete da autoria dos alunos de Restauração.

Na Câmara Municipal de Loures apresentei cumprimentos ao Presidente, Dr. Bernardino Soares e à vereadora Dr.ª Maria Eugénia Coelho, com quem tive a oportunidade de debater aspectos relacionados com as dinâmicas sociais do Concelho e de que forma o Rotary tem trabalhado em conjunto com a autarquia ao longo dos seus anos de existência.

Na reunião com o Conselho Director foi feita a apresentação das actividades que o clube vai organizar ao longo deste ano rotário, e que passam essencialmente pela atribuição de seis bolsas de estudo, pela angariação de fundos para apoio a Instituições da comunidade, que em contexto de crise procuram cada vez mais ajudas externas e ainda pela colaboração com as escolas, numa óptica de divulgação da imagem pública do Rotary junto dos mais jovens, mas também de apoio e orientação profissional dos mesmos, com a realização regular de palestras.
Em termos do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão, o Rotary Club de Loures tem 23 companheiros e pretende admitir mais dois ainda durante este ano, o que vai ao encontro da meta que estabeleci para este ano da minha Governadoria.

Antes do jantar festivo, realizou-se no Restaurante Adega do Almirante um agradável porto de honra, promovido pela Confraria Arinto de Bucelas, que deu a conhecer os seus produtos regionais.

O jantar festivo contou com a presença de 80 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Algés, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Lisboa-Centennarium, Mafra, Moita, Odivelas, Portela, Sintra, Tavira e Torres Vedras (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970) e ainda o Past Governador, Viana Neto  do distrito 4420, Brasil.

No final do jantar procedi à emblemagem de uma nova companheira, Companheira Nilva de Assis, psicóloga clínica, que exerce funções de Vice-Presidente da Fundação Professor Fernando de Pádua.

Para além disso, houve ainda outro ponto alto deste jantar, que foi a entrega de um aparelho para facilitar a locomoção de uma senhora da comunidade de Loures, que teve polio em criança e tem algumas carências económicas, porque, apesar de ser farmacêutica, está desempregada há uma década.

Foi uma noite bastante agradável, marcada por excelentes momentos de convivência e salutar companheirismo, que culminou com a troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Carlos Esteves uma placa com a inscrição do lema do Presidente John Germ para este ano rotário 2016-2017: “Rotary a Serviço da Humanidade”.