Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Loulé

No passado dia 20 de Fevereiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Loulé, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro António Andrade.

A visita iniciou-se com a apresentação formal de cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal, Dr. Vítor Aleixo, que agradeceu a existência do clube, um parceiro social de extrema importância, cuja intervenção ao nível dos serviços à comunidade é extremamente célere.
Tivemos a oportunidade de visitar o Arquivo Municipal e Histórico de Loulé, onde é desenvolvido um trabalho notório ao nível de reconstrução e digitalização de documentos. Loulé possui um espólio valioso, tanto pela singularidade como pela antiguidade dos seus documentos, entre os quais as Actas de Vereações (desde 1384), Correspondência (desde 1761), Tombos e Inventários (desde 1738), Autos de Arrematação (desde 1530), Receita e Despesa (desde 1375), Impostos (desde 1469), Eleições (desde 1559), Justiça (desde 1438), Actividades Económicas (desde 1412), Expostos (desde 1703), Juiz dos Órfãos (desde 1406), documentação oriunda do Administrador do Concelho de Loulé, das Corporações Religiosas, das Sociedades Recreativas e dos Sindicatos sediados em Loulé.

Após uma paragem no marco rotário da cidade, reuni com o Conselho Director do clube, que apresentou as principais actividades programadas para este ano rotário, que incluem, entre outras: realização de uma Gala Anual para angariação de fundos; apoio ao Rotary Club do Funchal no projecto de reconstrução da Ilha da Madeira; desenvolvimento de acções a nível local para ajudar os mais desfavorecidos; parceria com a Escola Secundária de Loulé para aquisição de uma cadeira de rodas; comemoração do Rotary Day e do 36º aniversário do clube, na mesma ocasião (mês de Abril); acção com Instituição Hospitalar para angariação de fundos para o Projecto dos Cônjuges – “Mames e Mininus” e, por fim, dinamização de um Torneio de Golf Solidário para apoio a uma bolsa de saúde.

Em termos do Desenvolvimento do Quadro Social, Loulé é um clube que tem 22 companheiros e que admitirá mais um até ao final do ano, o que me deixou naturalmente satisfeito.

O jantar festivo realizou-se no Tivoli Marina Hotel e contou com a presença de 35 companheiros, em representação dos clubes de Almancil International, Faro, Lagoa International, Olhão e Tavira.

O jantar decorreu num clima de salutar companheirismo e convivência, tendo terminado com a tradicional troca de lembranças, em que ofereci ao Companheiro António Andrade uma placa com o lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário, “Rotary a serviço da Humanidade”, que gentilmente retribuiu com uma pintura alusiva ao movimento rotário, da autoria do artista louletano Ricardo Inácio.