Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Lisboa-Parque das Nações

No passado dia 16 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Lisboa-Parque das Nações, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Raul Queiroga.

A visita iniciou-se pelas 15h00 na Universidade Lusófona, onde tivemos a oportunidade de conhecer o laboratório do Grupo de Desenvolvimento de Sistemas de Veiculação, coordenado pela Drª Catarina Reis, o Hospital Veterinário, onde fomos recebidos pela Dr.ª Odete Almeida, e ainda a instalação piloto de produção da cerveja CUL.

Após a visita às instalações, seguiu-se a assinatura de um protocolo no âmbito da cooperação institucional entre o Rotary Club de Lisboa-Parque das Nações e a Universidade Lusófona, com o intuito de proporcionar “atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos, proporcionando àqueles acção e participação na sociedade contemporânea." Na assinatura do protocolo estiveram presentes o Presidente do Grupo Lusófona, Dr. Manuel de Almeida Damásio, a Directora da COFAC, Dr.ª Conceição Soeiro e o Administrador da COFAC, Dr. Francisco Faria Ferreira, que têm em comum o facto de serem todos companheiros rotários.

Cerca das 17h00 apresentei cumprimentos ao Companheiro José Moreno, Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações e Past-Presidente do clube, com quem tivemos uma reunião de debate e análise das acções realizadas no âmbito da parceria estabelecida entre as duas entidades.

Na reunião com o Conselho Director foi feito um balanço das actividades realizadas ao longo deste ano rotário, entre as quais: vacinação no Centro de Dia da Freguesia, patrocínio de prémio de mérito em concurso escolar, angariação de fundos para o Centro de Dia e patrocínio da ida ao Jardim Zoológico de vinte crianças do ATL Olipandó (em parceria com a EDP Distribuição).

Até ao final deste ano rotário, o clube vai ainda promover, no mês de Maio, rastreios à diabetes no âmbito do programa FRAD – Frente Rotária Anti Diabetes, participar no Arraial dos Navegantes, em Junho, um evento de divulgação da imagem pública de Rotary e ainda apoiar a participação de crianças do ATL da Quinta das Laranjeiras numa colónia de férias. A nível interno, o foco está direccionado para uma melhoria e automatização de alguns processos.

O jantar festivo, que se realizou no Vip Executive Art’s Hotel e assinalou o quinto aniversário do clube, contou com a presença de 40 companheiros, em representação dos Rotary Clubs de Algés (Companheira Governadora Indicada Mara Duarte), Cascais-Estoril (Companheira Governadora Assistente Gabriela Carvalho), Lisboa-Benfica (Companheiro Past-Governador Miguel Real Mendes), Lisboa-Estrela, Lisboa-Norte (Companheiro Past-Governador José Maria Gonçalves Pereira), Lisboa-Oeste, Portela e Tavira (Distrito 1960) e Rotary Club da Maia, (Distrito 1970).

Os momentos altos do jantar foram a emblemagem de um novo sócio, Companheiro Gabriel de Magalhães, cuja classificação rotária é Auditoria, Gestão de Risco e Compliance, aumentando assim o Quadro Social para os vinte companheiros, e também uma retrospectiva feita pelo Companheiro Presidente dos momentos mais importantes destes primeiros cinco anos de existência.

Foi uma noite extremamente agradável, sob os ideais rotários de companheirismo e convivência que, após o momento dos parabéns e do corte do bolo, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Raul Queiroga a placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a serviço da Humanidade”.